Aprenda a lidar com feedbacks negativos dos consumidores

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pelo menos quando se fala em atendimento ao cliente, essa história é verdadeira. O atendimento, geralmente, é o primeiro contato que o cliente tem com alguém dentro da empresa e, nesse momento, causar uma boa impressão é essencial para manter o relacionamento e atraí-lo para realizar a primeira compra e depois ter vontade de voltar.

Para ter um excelente atendimento ao cliente, Valéria Bax, Master Business Coach e Mentora, Sócia do EVEX Educação Empresarial acredita que dar atenção, olhar para ele de verdade são qualidades essenciais. “Ouvir o que o cliente busca, o que ele precisa e não querer vender o que você quer. Entender quais são as expectativas dele em relação ao seu produto ou serviço, se o seu prazo de entrega o atende, se é o produto ou serviço certo para ele”, afirma.

Ela ainda ressalta a importância do atendimento ao cliente. “Muitas vezes você tem uma única oportunidade de causar boa impressão. Quando o cliente vê que você realmente se importa com ele, ele também vai te dar a preferência na hora da compra. Muito importante é ser verdadeiro. O cliente vai perceber também quando é forçado. Então seja leve e eficaz. Seja rápido mas eficiente”, destaca.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

É fundamental sempre ouvir o consumidor após um atendimento ou venda. “Muitas vezes podemos melhorar algo que ainda não havíamos percebido. Ouvir o cliente vai fazer você entender melhor onde pode mudar, melhorar o seu produto ou serviço e fazer com que ele se sinta importante, pois você vai mostrar para ele que se importa com ele. E ele muitas vezes, vai te dar de graça o que você talvez precisasse de pagar para ter como feedback”, explica Valéria.

Além disso, lidar com clientes pode ser desafiador, a Sócia do Instituto Evex, comenta que sempre busca se colocar no lugar deles. “Procuramos entender onde estamos errando que fez com que o cliente ficasse insatisfeito e o que podemos fazer para melhorar. E também resolver o que deixou o cliente insatisfeito, pois quando o problema dele é resolvido de forma rápida, reverter a satisfação dele é possível”, conclui.

Fonte: Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do EVEX Educação Empresarial (Mentoria e Conselho Empresarial).

Foto: Internet


atualizado em 19/09/2023 - 14:41

comentários