As virtuosas artistas Mônica Pedrosa (soprano) e Guida Borghoff (pianista) realizarão concertos de lançamento do CD “Francisco Braga – Canções”. Serão duas apresentações: no dia 06 de março ,às 19h30,  Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro, (31) 3409-8300), e no dia 07 de março, às 18h30, na Escola de Música da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, (31) 3409-4700).

Mônica Pedrosa, soprano, e Guida Borghoff, pianista, apresentam-se em concerto interpretando canções de Francisco Braga (1868-1945), o conhecido autor do Hino à Bandeira e um dos mais importantes compositores da música brasileira do final do século XIX e início do século XX.  O concerto trará parte do repertório gravado no álbum duplo “As canções de Francisco Braga”, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte da Fundação Municipal de Cultura e com o apoio da Escola de Música da UFMG. O álbum apresenta, pela primeira vez reunida, todas as canções para canto e piano escritas pelo compositor. O trabalho realizado pelas intérpretes, ambas professoras da Escola de Música da UFMG, é resultado de projetos de pesquisa que abrangeram busca por partituras originais desaparecidas, catalogação, estudos interpretativos e edição de novas partituras.

O objetivo das intérpretes é o de disponibilizar para estudiosos de música brasileira e todos aqueles que se interessa por música de qualidade, esse valioso acervo, suprindo assim uma lacuna na literatura musical de nosso país. Durante o concerto serão realizados comentários sobre o compositor, o período histórico, os estilos e as relações entre os textos e as músicas das canções, o que promoverá uma maior aproximação do repertório com os ouvintes, ampliando as possibilidades de fruição artística.

No repertório, além das canções do CD, estarão: Baiser rendu (Alfredo Bastos), Virgens mortas (Olavo Bilac), Dá-me as pétalas de rosas (Olavo Bilac), Borboletas (Hermes Fontes), Lágrimas de cera (Machado de Assis), O poder das lágrimas (Luiz Murat) e Cantiga de amor (Luiz Guimarães).

Francisco Braga é o conhecido autor, juntamente com Olavo Bilac, do Hino à Bandeira.  Nascido e falecido no Rio de Janeiro (1868-1945) foi figura respeitada no meio musical de seu tempo como compositor, regente e professor. De origem humilde e órfão de pai, foi aluno interno no Asilo dos Meninos Desvalidos, onde iniciou sua formação musical. Como finalista do concurso promovido para escolha do Hino da Proclamação da Republica, recebeu do presidente Deodoro da Fonseca uma bolsa para continuar seus estudos na Europa, em 1890. De volta ao Brasil, em 1900, passou a lecionar no Instituto Nacional de Música, tendo sido responsável pela formação de toda uma geração de compositores brasileiros além de incansável defensor da música brasileira. Também transitou nos círculos da música popular e foi amigo e mentor de Chiquinha Gonzaga. Sua vasta obra compreende óperas, poemas sinfônicos e cerca de 40 canções para canto e piano, com textos em francês, esperanto e em português, de poetas como Vitor Hugo, Baudelaire, Machado de Assis e Olavo Bilac. As canções de Francisco Braga recebem influências do teatro musical da passagem do século, do machiche à polka, e misturam esses elementos a linguagens musicais francesas e alemãs, o que as torna particularmente especiais. 

Mônica Pedrosa – Graduada em Canto pela Escola de Música da UFMG, Mestre pela Manhattan School of Music e Doutora em Literatura Comparada pela UFMG, estudou com Marilene Gangana, Amin Feres, Natalie Bodanya, Franco Iglesias, Helly-Anne Caram e Eládio Perez Gonzales. Foi premiada em diversos concursos, entre eles o XX Artists International Auditions, em Nova York, em duo com o violonista Fernando Araújo. Recitalista e solista, atuou em obras como a Paixão Segundo São João de Bach, Missa Lord Nelson de Haydn, La Damoiselle Ellue de Debussy, Requiem de Mozart, Missa em Dó Maior de Beethoven e Requiem de Brahms, além das óperas O Barbeiro de Sevilha, A Flauta Mágica, Bodas de Fígaro, Cosi fan Tutte, A Viúva Alegre, Um Homem Só e Abul. Lançou, em 2010, o CD Canções da Terra, Canções do Mar, com o violonista Fernando Araújo. É professora de Canto na Escola de Música da UFMG e atual diretora da Instituição. Pesquisadora do CNPq, integra o grupo Resgate da Canção Brasileira, que se dedica, especialmente, à pesquisa e divulgação da canção de câmara brasileira.

Guida Borghoff – Pianista, recitalista e camerista, teve em sua formação os professores Joseph Kliass, Souza Lima, Jacques Klein e Arnaldo Estrella. Na Alemanha, em Freiburg, sob orientação de Fany Solter e Helmut Barth, completou o Mestrado em Música de Câmara em 1975. Concluiu em Karlsruhe (Alemanha) em 1995 o Doutorado em Liedbegestaltung. Atuou ao lado de músicos como Boris Belkin, Antônio Menezes, Simon Blech, Celine Imbert, Eliane Tokeshi, dentre outros. Lançou em 2008 o disco Canções de F. Liszt com o tenor Reginaldo Pinheiro e, em 2009, a Obra para piano e violino de Guerra-Peixe com a violinista Eliane Tokeshi. Desde 1997 na graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFMG, como professora de piano e música de câmara. Paralelamente às suas atividades de ensino, coordena o Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira e diversos projetos de Extensão na UFMG. É atual diretora do Conservatório UFMG.

Serviço:

Concerto: Lançamento do CD  “Francisco Braga – Canções”

Com:  Mônica Pedrosa e Guida Borghoff

– 06 de março (terça-feira) às 19h30 – Conservatório UFMG

Av. Afonso Pena, 1534, Centro, (31) 3409-8300

– 07 de março (quarta-feira)  às 18h:30 – Escola de Música da UFMG

Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, (31) 3409-4700

Entrada Franca


comentários