Minas Gerais possui o Censa Betim, instituição que há mais de meio século é referência
nacional nos cuidados com pessoas com deficiência intelectual

O Dia internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, reforça que todas as pessoas com deficiência devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições na sociedade. O CENSA – Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG), que tem mais de 54 anos de atuação é uma das maiores referências em todo o país no atendimento de pessoas com deficiência intelectual.

Érica Carneiro Braga, educanda do CENSA Betim, é uma prova do trabalho de destaque que a instituição vem desempenhando. Érica tem 49 anos, tem síndrome de down e afirma durante a entrevista que gosta muito de frequentar o CENSA. “Eu adoro aqui, pois tenho a minha família, amigos e companheiros que eu gosto demais, como, a Regina, o Gustavo, a Giovana, ou seja, todo mundo que me faz companhia. Além disso, eu tenho várias atividades que me alegram, como, fazer palhaço, garrafinhas e passeios”, disse.

Para Emerson Braga, irmão da Érica, o CENSA é essencial, tanto que a alegria dela em estar naquele espaço é mais do que evidente. “Ela sempre foi muito apegada aos irmãos, e os laços ficaram ainda mais fortes após o falecimento de nossa mãe. Tínhamos receio de buscar uma instituição e ela não se adaptar. Mas com a exigência da correria do dia a dia essa foi a melhor opção. Ficamos impressionados de como ela se adaptou bem e rápido. Hoje ela recusa até convite para almoçar fora conosco para ficar no CENSA”, comenta.

A mestre em psicologia e diretora do CENSA, Natália Costa, diz que o trabalho com a pessoa com Sindrome de Down é muito relevante. Para tanto, ela ressalta que quanto mais precoce for a intervenção com o indivíduo, mais ele poderá ocupar o seu espaço na sociedade. “No CENSA nós trabalhamos com pessoas que nunca tiveram intervenção precoce, ou seja, com adultos que não tiveram oportunidade de ter suas potencialidades exploradas na época propícia. O diagnostico do Síndrome de Down é relativamente fácil, pois as pessoas com essa síndrome têm alterações físicas evidentes, como olhos puxados, pescoço alado e língua protusa em virtude da alteração genética do para de cromossomos 21 . O grande desafio é desenvolver um esquema de intervenção tardia que seja efetivo para que a pessoa com Síndrome de Dow possa adquirir independência nas atividades de vida diária e estar consequentemente ocupando o seu espaço na sociedade. Quando isso não acontece na infância e na adolescência, é preciso fazer essa intervenção na fase adulta. Esse é o privilégio que nós do CENSA temos: de trabalhar com pessoas que não tiveram essa necessidade especial contemplada. Vale lembrar que a intervenção é importantíssima em qualquer fase da vida, seja na área de atividades socializantes, pedagógicas, recreativas e também laborativas. Ao trabalhar com esses indivíduos e suas famílias, temos sempre boas surpresas, às vezes muito além das expectativas e do prognóstico médico, pois acreditamos que além da metodologia científica o amor e a dedicação são elementos fundamentais para o sucesso das intervenções”, explica.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, tudo em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Censa Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Site: www.censabetim.com.br
Assessoria de imprensa:

Grupo Balo – www.grupobalo.com

Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus – imprensa@grupobalo.com

(31) 3637 8008 – (31) 98988 7616


comentários