Calma, o doutor Thiago Melo, irá te ajudar

Thiago Melo cirurgião vascular, famoso na redes sociais escreveu este texto para Te ajudar no inchaço pôs carnaval. Carnaval acabou e muita gente aparece no consultório vascular com queixa de dor e edema (inchaço) nas pernas. Os pacientes que já tinham varizes sabidas então, chegam com maior urgência, pois sabem que as dores foram provavelmente causadas por um não tratamento anterior.

As varizes se agravam no carnaval por diversos motivos, incluindo o excesso de álcool, pouco descanso na horizontal e muito tempo em ortostatismo (em pé), durante dias consecutivos, tudo isto associado a um desbalanço dietético e o calor intenso, que por si só já causa uma vasodilatação periférica, causam a dor e o edema nas pernas. Quando a paciente é portadora de varizes, este quadro de sintomas, como dores, ardência, inchaço não é apenas estético e necessita de um tratamento mais rápido.

Então como resolver minhas dores nas pernas agora que o carnaval passou? Procure se hidratar, evite passar longos períodos em pé, diminua o uso do salto alto, retorne a pratica de exercício físico, aprenda a descansar com as pernas levemente elevadas, se possível faça uso de uma meia de compressão.

A drenagem linfática é uma boa pedida, e pode ser realizada por um profissional qualificado (massoterapeuta/fisioterapeuta).

No mais, quanto ao uso de medicações, não utilize por conta própria, pode ocasionar efeitos adversos, sendo assim apenas utilize com prescrição médica.

O ideal é procurar um especialista na área circulatória, que é o cirurgião vascular, este irá realizar uma avaliação da sua circulação e diagnosticar se o caso é apenas uma sequela pós-carnaval ou tem uma doença varicosa escondida.

Escrito por Thiago Melo, cirurgião vascular.
Insta: @drthiagomelo


atualizado em 25/03/2019 - 14:42

comentários