Solenidade realizada na sede da instituição no último sábado (31) reuniu autoridades e convidados, como, o prefeito de Betim/MG, Vittorio Medioli e sua esposa Laura Medioli, Alexandre Magno, superintendente dos Correios, Vera Lúcia Assumpção Teixeira Dias (afilhada de Ester Assumpção, fundadora do CENSA) e Ana Lúcia Caetano, coordenadora do Projeto Cadernos Fraternos

Matéria: Felipe de Jesus / Grupo Balo
Foto: Heberton Lopes

O último sábado (31) foi marcado por uma grande celebração. Na data, o CENSA Betim, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual, celebrou 55 anos de atuação, primando pela solidariedade e acima de tudo pelo apoio as famílias que precisam de ajuda para cuidar de seus filhos. Na mesma ocasião, a instituição lançou em parceria com os Correios o Selo Comemorativo que marca as cinco décadas e meia de trabalhos da instituição. Vittorio Medioli, respeitado empresário e prefeito de Betim, esteve presente com sua esposa Laura Medioli, além de Vera Lúcia Assumpção Teixeira Dias (afilhada de Ester Assumpção), e a anfitrião, Natália Costa, diretora presidente do CENSA Betim.

Para dar um toque especial a data, a Banda de Música da 4° RM da PMMG fez uma linda apresentação abrindo a solenidade com a o hino nacional e em seguida tocando sucessos da música brasileira e internacionais.

No ato da obliteração do selo e lançamento do carimbo comemorativos dos 55 anos do CENSA Betim, Alexandre Magno, superintendente dos Correios, disse que poder condecorar o CENSA Betim com o Selo é de suma importância, já que o local tem muita relevância para a sociedade. “É uma alegria estar aqui para comemorar os 55 anos do CENSA Betim que possui um ambiente tão agradável e acima de tudo, coberto por carinho e muito amor. Os profissionais do CENSA têm o objetivo de adotar estratégias para o desenvolvimento das pessoas, por isso, fazem toda a diferença na vida delas. Minha irmã passou por aqui, recebeu os cuidados do CENSA e teve assim, uma melhora no desenvolvimento cognitivo, social e motor incrementados pela ação dessa equipe. Agradeço ao CENSA pelo trabalho desenvolvido com ela e com minha família, com tanto zelo e carinho. Por isso, sou um conhecedor profundo do trabalho de vocês. Os Correios têm a preocupação em atingir sempre a excelência em seu atendimento e reconhecer trabalhos que fazem a diferença, como é o caso do CENSA Betim”, parabeniza.

Natália Costa, diretora presidente do CENSA Betim, explica que é uma imensa alegria ver o trabalho da instituição ser reconhecido pelos Correios. “Nós do CENSA Betim somos gratos e privilegiados por estarem conosco nessa caminhada. O potencial da pessoa com deficiência ainda é desconhecido por vários setores da sociedade, e utilizar a capilaridade dos Correios para levar nossa missão e nosso trabalho é uma honra para a instituição, seus educandos e familiares. Obrigada pelo carinho e por essa parceria tão importante dos Correios com o CENSA Betim. Tem significado especial para todos nós”, disse.

Em seu discurso, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, destacou que estar no local foi uma honra, pela oportunidade de parabenizar e zelar por uma instituição que é reconhecida nacionalmente e eleva o nome do município pela excelência dos serviços prestados. Para ele a data é muito importante e simbólica para Betim e para todo o Brasil: “Quero aqui agradecer a oportunidade de estar aqui no CENSA. Quando cheguei na região no ano de 1976 já tinha 12 anos que o CENSA existia, mas, poucas pessoas sabiam da relevância do trabalho aqui realizado. Fiquei muito alegre em poder estar aqui vendo esse trabalho social, com pessoas especiais que são tão bem atendidas. Betim é uma cidade que tem uma relevância econômica e política substancial para a nação, e não poderia deixar de dizer, que essa homenagem dos Correios com o selo, vai marcar os 55 anos do CENSA Betim para sempre! Parabéns para todos que trabalham aqui, pois esse trabalho é um orgulho para o nosso país”.

Para Ana Lúcia Caetano, do Projeto Cadernos Fraternos, estar junto ao CENSA Betim é uma novidade que traz alegria para todos os envolvidos no projeto. “Sou de Santos/SP, mas foi com enorme alegria que recebi o convite para estar aqui, recebendo as capas confeccionadas com tanto carinho pelos educandos. Nosso projeto faz parte da Fraternidade sem Fronteiras e leva cadernos para várias regiões necessitadas do Brasil e da África. Esse projeto foi desenhado com o objetivo de ajudar crianças que não tinham cadernos para estudar”.

Com o projeto, Ana Lúcia Caetano conta que a África foi o primeiro local a ser atendido. “Descobrimos que na África existia uma situação muito triste, já que várias crianças não tinham cadernos para escrever, elas escreviam no chão, na terra! Assim, com esse trabalho em conjunto com o CENSA Betim, vamos enviar mais de cinco mil cadernos para a África e atender outras regiões que precisam. Com o CENSA Betim estamos aprendendo que a inclusão também não tem fronteiras, é a inclusão do mundo! Muito obrigada pela parceria. Agradeço também em nome da Fraternidade sem Fraternidade”, disse.

“Estou no CENSA há 23 anos e as pessoas quando vem aqui, não sabem o que trazem para nós, no intuito sempre de ajudar, de ofertar algo para nossos educandos, no sentimento que sempre nos falta algo. No entanto, nós queremos mostrar que podemos apoiar o próximo com o nosso trabalho, tanto que para o CENSA, apoiar esse projeto com a confecção das capas através do trabalho realizado pelos educandos é de suma importância social, laborativa, fraterna e inclusiva! Durante a preparação para a confecção das capas, entramos nas redes sociais do projeto onde os educandos tiveram a oportunidade de ver para quem os cadernos doados iriam. Foi emocionante demais”, disse Natália Costa.
Para Regina, que é educanda do CENSA Betim, poder participar da confecção dos cadernos foi muito prazeroso. “Foi maravilhoso poder participar desse trabalho. Fiquei muito feliz de fazer parte e poder ajudar as crianças da África”, disse ela e alguns alunos que ainda fizeram uma cartinha especial para as crianças que vão receber as capas na África.

Musicoterapia

A musicoterapeuta Bárbara Carvalho, junto com os educandos, realizou uma apresentação emocionante para os presentes. “É com alegria que hoje comemoramos os 55 anos de vida do CENSA Betim. Aqui temos os nossos anjinhos que fazem um trabalho lindo também”. Na ocasião os educandos fizeram uma linda apresentação musical vestidos de anjos. Além disso, com palavras de alegria, os educandos pronunciaram palavras de amor, ânimo e de felicidades para o CENSA Betim.

Após todas as menções feitas, Natália Costa e o diretor Marcelo Simão Lima, fizeram uma linda homenagem aos funcionários da instituição que completavam 5, 10, 15, 10, 25, 30 e 40 anos de dedicação à instituição. “Nossos homenageados fazem um trabalho com amor e profissionalismo. Só temos que agradecer a todos que estão com a gente nessa caminhada”, disseram. Para fechar a solenidade, Natália Costa ainda falou sobre o trabalho de Ester Assumpção, fundadora do CENSA Betim. “Honrar o nome dela e do legado que ela deixou é nossa missão! Ela que idealizou tudo isso, e nos deu a oportunidade de servir e dar continuidade a esse projeto tão importante. É um privilégio poder comemorar os 55 anos do CENSA Betim. Uma festa para todos nós!”.

CENSA

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Serviço

CENSA Betim 55 anos
Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção
Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG
Telefone: (31) 3529-3500
E-mail: contato@censabetim.com.br


atualizado em 05/09/2019 - 14:34

comentários