Especialista comenta os principais erros pelos comerciantes em uma das principais datas do comércio

A última sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais aguardadas dos Estados Unidos. O dia conhecido como “Black Friday”, que disponibiliza descontos tentadores antes de dar início às vendas do Natal, tomou proporções gigantescas no país norte americano. No Brasil, este mesmo conceito chegou para ficar e faz mais sucesso a cada ano por aqui. Porém, essa também é uma época em que muitas empresas recebem números recordes de reclamações, seja por fazerem propaganda enganosa, não atenderem às demandas do cliente, entre outras razões.

A consultora de vendas e empresária, Eliane Santos, destaca que, nem sempre, esses imprevistos são propositais e, infelizmente, muitas empresas, principalmente lojas, podem ser vítimas de algum erro comum na Black Friday. “O principal problema é que um simples erro pode acabar com a credibilidade de um negócio. Então, nessa época, as promoções precisam ser muito bem pensadas”, declarou.

Fidelização

Além de ser um momento fundamental para acabar com o estoque encalhado e alavancar as vendas, a Black Friday também é importante para conquistar mais clientes. Por isso, é  fundamental fazer tudo de maneira correta para que, no fim, o efeito não seja contrário ao desejado. “A primeira etapa é fazer tudo com antecedência. Sempre comece a se preparar já no começo do ano. Crie estratégias, estabeleça metas e faça tudo de forma mais segura e honesta possível”, ressaltou.

Portanto, nada de aderir ao costume de aumentar os preços dias antes, só para abaixar na última semana de novembro. “Isso já está batido e, provavelmente, irá acabar com a sua reputação. Então, faça promoções realmente verdadeiras e viáveis ao seu negócio”.

Ainda dá tempo?

Mas e quem não começou a se preparar com antecedência? Vale a pena participar da Black Friday? Segundo Eliane, nesse momento, os cuidados devem ser redobrados, mas, mesmo assim, vale a pena alguma ação para não ficar de fora de uma das melhores datas do comércio. “O segredo, nesse caso, é fazer o que estiver ao seu alcance. Não adianta querer os mesmos resultados de quem já se preparou o ano todo. Então, separe aqueles produtos que estão a mais tempo no estoque, por exemplo, e faça promoções especiais que não irão atrapalhar o orçamento”, orientou.

Fonte: Eliane Santos, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria).


comentários