Pesquisa realizada em universidade mineira reabre discussão sobre os riscos do sedentarismo e sobrepeso para saúde

Uma pesquisa liberada em novembro pela PUC Minas mostra que 52,3% da população da capital mineira engordou entre os meses de março e junho, período em que o isolamento social estava mais forte em Belo Horizonte. Além disso, segundo o estudo, mais de 70% dos entrevistados afirmam terem ganhado peso devido a ansiedade excessiva do momento.

Tal índice reacende um alerta já disseminado por especialistas desde o início da pandemia: o risco do sobrepeso e aumento da obesidade nos próximos anos decorrentes dos efeitos da pandemia em nível nacional e mundial.

De acordo com Bruno Sander, especialista em tratamentos para obesidade, a ansiedade e o estresse de fato são fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade. “Aliado ao fato das pessoas estarem mais tempo em casa e sem fazer exercício físico, isso se torna um risco para a saúde e preocupa a comunidade científica sobre os problemas derivados que esse mal pode causar”, diz o médico.

Dr. Bruno também alerta sobre pacientes que realizavam algum tratamento ou acompanhamento nutricional que, devido a pandemia, abandonaram os exames e visitas ao médico. “Foi possível observar essa diminuição relacionada a diversas especialidades. O medo foi o principal responsável por essa queda. Por isso, esse é um momento que voltamos com força total a conscientizar os pacientes sobre a importância de continuar com sua rotina médica e, principalmente, continuar se cuidando em casa com exercícios frequentes e uma alimentação saudável”, afirma.

Para quem ganhou peso por causa da ansiedade, por exemplo, além de mudar os hábitos alimentares, Sander também destaca a importância de cuidar da saúde emocional. “Seja online ou presencial, o psicólogo também é um forte aliado para reduzirmos doenças mentais e doenças físicas, como a obesidade”, garante.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).


atualizado em 26/11/2020 - 14:53

comentários