Natália Costa, diretora do CENSA Betim – Foto: Heberton Lopes.

Em Minas Gerais, o CENSA Betim, instituição que tem mais meio século de história, é uma referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo

Promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos relacionados à deficiência, celebrar as conquistas e pensar na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade para que elas ultrapassem quaisquer barreiras. Esses são alguns dos objetivos do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada no dia 3 de dezembro do ano de 1992 através da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), e que é lembrada por órgãos e instituições importantes, como o CENSA Betim (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG). A instituição, que está com 56 anos de história, é referência nacional quando o assunto é o cuidado às pessoas com deficiência intelectual.

Para a mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, tratar sobre o tema que atinge, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial, é sempre importante. “O CENSA Betim tem uma história sólida as pessoas com deficiência e suas famílias. Prova disso, é que nos nossos 56 anos de história, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui. Essa passagem dos educandos ajudou não só suas famílias a quebrarem barreiras, mas criou oportunidade e estímulo à inclusão e educação, como também incrementou na formação de profissionais especializados”, completa.

Segundo Natália Costa, para que todo esse trabalho com os educandos seja realizado de forma efetiva, a atuação da equipe multidisciplinar do CENSA Betim é indispensável. “O CENSA conta com cerca de 100 educandos atualmente e para fazer todo o trabalho, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão. É uma alegria poder servir com afinco as pessoas que precisam desse atendimento especializado no CENSA Betim, para isso, a equipe elabora o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) no ingresso do educando e  acompanha a execução do mesmo, vibrando a cada passo e vitória alcançados dentro do quesitos autonomia e cuidado, reforçando que a atenção, o amor e o carinho são imprescindíveis para o desenvolvimento e a qualidade de vida deles e de suas famílias”, completa.

Estrutura

Para o atendimento que cada educando demanda, o CENSA Betim oferece três diferentes modalidades de atendimento para o público. “Temos a convivência dia, que acontece de segunda à sexta, de 08h às 17h e o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado. Além destas duas modalidades, a instituição ainda conta com a hospedagem periódica, que é especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família. Ou seja, tudo para atender da melhor maneira todos os nossos educandos e as necessidades dos país e cuidadores”, conclui a psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa.

CENSA

O CENSA foi fundado no ano de 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

 

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


atualizado em 01/12/2020 - 16:29

comentários