Visita em Libra – Crédito CCBB Educativo. 

Encontro ocorre no dia 19/9, presencialmente, com vagas limitadas

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Programa CCBB Educativo realiza conversas públicas nos CCBBs promovendo um diálogo sobre os desafios e direitos que ainda devem ser conquistados. A atividade acontece no dia 19 de setembro, às 14h, no CCBB BH, e é necessário fazer inscrição prévia pelo site (www.ccbbeducativo.com).

Com a atividade, o CCBB busca ampliar o conhecimento dos participantes e envolver a todos em um processo de mapeamento dos diferentes aspectos que caracterizam esta luta que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

A data foi criada para fazer parte das mais diversas dimensões e atividades da vida cotidiana em sociedade, garantir o acesso amplo e equiparar oportunidades, pessoas com deficiência que vivem em todo o país se unem em grupos de defesa e luta por seus direitos.

Como resultado da conversa, os participantes poderão criar cartazes utilizando palavras e imagens que comuniquem os principais aspectos desta luta nos tempos atuais.

A atividade faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que mensalmente celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro anualmente como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra o COVID-19, a oficina poderá contar com presença de até oito pessoas, mediante agendamento prévio na internet.

Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até três pessoas de sua família. Também é obrigatório o uso de máscaras e respeitar os protocolos de distanciamento.

Acessibilidade no CCBB Educativo

Em 3 anos de atuação, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação tem a acessibilidade e a inclusão como princípios transversais em todas as ações, contribuindo assim para a democratização do acesso à cultura. Para tanto, o Programa CCBB Educativo oferece visitas virtuais e presenciais com a presença de intérpretes de Libras, desenvolve visitas mediadas com descrição para pessoas cegas ou com baixa visão, participando ativamente das discussões sobre acessibilidade e inclusão promovendo atividades voltadas à valorização das diferenças, promoção dos saberes e incentivo ao diálogo em torno das especificidades e lutas dos mais diversos grupos e movimentos de pessoas com ou sem deficiências.

 

Destacam-se em seus arquivos os registros das ações presenciais e virtuais que somam mais de 200 horas de material acessível com interpretação em Língua Brasileira de Sinais, que pode ser acessada gratuita e livremente no website do programa. Além disso, a constante pesquisa de acessibilidade em mediação cultural, realizada de forma transversal durante todo o ciclo de atividades anualmente, privilegia a formação continuada de sua equipe de educadores e possibilita a realização de parcerias e atividades em colaboração com profissionais da educação e das artes, trazendo questões atuais que envolvem a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Transversalidades, Lugar de Criação, Com a Palavra, Historietas, são algumas das ações e materiais acessíveis no site www.ccbbeducativo.com.

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Dia Nacional De Luta Da Pessoa Com Deficiência

Domingo, 19 de setembro, às 14h

Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Capacidade: 12 pessoas, mediante agendamento prévio pela internet.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com.br

Emissão de apenas um ingresso por CPF. O representante pode ser acompanhado por até 03 pessoas de sua família.

Evento gratuito

Protocolos de distanciamento:  bb.com.br/cultura ou no site eventim.com.br

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 


atualizado em 17/09/2021 - 16:18

comentários