Cláudia Mayorga – Divulgação. 

Será realizada palestra virtual com a professora Claudia Mayorga. O conteúdo estará disponível a partir de 14/10

No ano do centenário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, a Academia Mineira de Letras preparou uma palestra especial para falar sobre ele, que é um dos pensadores brasileiros mais relevantes. A professora Claudia Mayorga apresenta “Por que precisamos de Paulo Freire?” em conteúdo que fica disponível a partir do dia 14 de outubro, às 11h, no canal do YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na ocasião, a palestrante Claudia Mayorga vai falar sobre as principais ideias e contribuições de Paulo Freire à educação e ao pensamento social brasileiro.

Serão analisadas quais foram as principais influências que ele recebeu na elaboração de teorias e metodologias inovadoras, o seu enfoque na dimensão emancipatória da educação e também sobre a relevância de seu pensamento para a sociedade contemporânea.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante

Claudia Mayorga é Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri – Espanha. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG. Atualmente é membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo (2021-2023).

Suas áreas de pesquisa e extensão incluem Psicologia Social com os seguintes temas: análise interseccional da desigualdade social brasileira; psicologia comunitária e intervenção psicossocial; participação social e política; democratização da universidade e ações afirmativas; epistemologia feminista e metodologias participativas.  Atualmente é Pró-reitora de Extensão da UFMG (2018-2022).

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra virtual “Por que precisamos de Paulo Freire? com Claudia Mayorga

Data: a partir de 14 de outubro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 08/10/2021 - 14:51

comentários