Carolina Ramos – Divulgação. 

Especialista apresenta o RDC como alternativa, explica as diferenças e o que é mais vantajoso para o investidor

Com a inflação nas alturas e o baixo rendimento das poupanças, as pessoas estão buscando novas formas de investir seu dinheiro. Por outro lado, a maioria quer continuar com a segurança, sem correr riscos de perdas significativas. Diante desse cenário, os clientes de cooperativas de crédito contam com a alternativa do Recibo de Depósito Cooperativo (RDC).

A diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, explica que em épocas de inflação alta, a poupança costuma levar a uma perda ainda maior do poder de compra. “Como seu retorno pode ficar até abaixo da inflação, há uma “corrosão” do seu dinheiro. É como se a rentabilidade real fosse, na verdade, negativa — o que indica a perda de dinheiro por parte de quem investe. Mesmo quando o retorno é positivo, ele costuma ficar abaixo de outras opções do mercado, o que a torna menos interessante”, ressalta.

No caso do RDC, a cooperativa emite o título para captar recursos, que são oferecidos pelos investidores. Esse dinheiro é usado para financiar operações de crédito e outras atividades da própria cooperativa, com taxas também mais justas. Em contrapartida, quem investiu recebe o que foi aplicado, além dos rendimentos.

“A  rentabilidade é de acordo com o CDI, que está ligado à taxa Selic. Com as constantes altas que o mercado vem acompanhando, isso traz um retorno melhor para o cooperado”, revela Carolina Ramos.

O Recibo de Depósito Cooperativo também traz flexibilidade, com títulos sem carência ou com diferentes prazos para resgate. Da mesma forma, há segurança e tranquilidade, uma vez que conta com a cobertura feita pelo Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo (FGCOOP). A proteção é de R$ 250 mil, por CPF ou CNPJ.

Outra vantagem do RDC em comparação à poupança é que, os cooperados que investem nesse produto, contam o aumento da proporcionalidade na divisão das sobras operacionais da cooperativa. Quem investe, ganha mais, e garante uma participação ainda maior ao final do ano.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 34 Cooperativas, 279 unidades de negócios e mais de 225 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 101 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do Distrito Federal.


atualizado em 06/10/2021 - 12:18

comentários