Especialista revela sinais que podem indicar o problema

Quem nunca comprou algo por impulso? Muita gente! Porém, se a prática se tornar corriqueira, pode trazer danos financeiros significativos às pessoas e famílias. “Essa compra é caracterizada por comportamentos automáticos e que muitas vezes se repetem , como se a pessoa praticasse esta ação  para aliviar uma pressão interna”, explica o professor e palestrante Silvio Azevedo.

Todos devem avaliar com cuidado este processo de compras por impulso, caso se torne algo realmente corriqueiro, pode-se tratar de algo relacionado à compulsão. Neste caso, o recomendado é procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica. “Não é possível resolver a vida financeira sem resolver a vida emocional, só assim a pessoa poderá organizar as finanças e sair do vermelho”, revela.

Solução 

O Comprador Compulsivo precisa de ajuda para poder se reorganizar e tratar o vício. “Por meio do planejador financeiro,  ele resolverá a parte mais prática do problema, ao ver a troca de dívidas por outras mais baratas, montar um plano para sair do endividamento o quanto antes e traçar estratégias para soluções financeiras. Mas também  é preciso da ajuda de um psiquiatra ou psicólogo para o  comportamento não voltar”, ressalta Silvio.

Durante o tratamento da compulsão por compras, os planejadores financeiros têm algumas estratégias para evitar que a pessoa compulsiva se afunde ainda mais no problema de dinheiro. “Evitar locais de compra quando não necessário, ter clareza da utilidade do que quer comprar, organizar a vida financeira e abdicar de cartões de crédito (no máximo algo com limite pequeno), evitar ter cartões na carteira e optar por utilizar dinheiro, além de buscar REGRA DO SIM OU NÃO sempre atividades prazerosas que não envolvam compras”, finaliza.

Uma estratégia interessante para a redução das compras por impulso é a utilização da REGRA DO SIM OU NÃO:

Toda vez que for fazer uma compra, pergunte-se:

-É necessário?

Se a resposta for SIM, COMPRE. Lembrando que necessidade é algo para subsistência, pensando em água, luz, aluguel, educação, saúde e alimentação.

Se a resposta for NÃO, NÃO COMPRE. Entendo que existem desejos e sonhos, mas quando você quiser algo, muito mesmo pergunte-se:

Planejei esta compra?

Posso comprar à vista?

Se as duas respostas forem sim, compre!

Se uma das duas forem não, ou até mesmo as duas, planeje.

Essa metodologia já foi aplicada com mais de 1200 pessoas, e é realmente funcional, pois ela faz com que exista uma culpa no momento da compra, e evita que a pessoa em questão compre por impulso.

Fonte: Silvio Azevedo – Consultor e Educador financeiro, professor e palestrante. (@silviocazevedo).


atualizado em 03/11/2021 - 11:56

comentários