Imagem | Crédito: G.C / Setorial C.

O ambiente virtual está cheio de armadilhas, por isso, a H.Werner Perícias & Avaliações’, empresa com 40 anos no mercado se coloca à disposição para trazer mais segurança nesse processo; atendimentos são feitos através de agendamento pelos telefones: (31) 3273-2648 ou pelo: (31) 99907-5881 – E-mail: hugowernerperito@yahoo.com.br

As joias, diamantes, pedras preciosas, assim como os relógios, objetos de pura beleza, encanto, fascínio e desejo, são símbolos de riqueza e poder por serem bens duráveis transferidos por gerações como moedas fortes e estáveis. Historicamente são encontrados em joalherias e relojoarias tradicionais, onde a legitimidade desses materiais era garantida por um comerciante com tradição familiar e estabelecido por gerações.

No entanto, em função das novas tecnologias, grande parte destes produtos são comercializados via internet, fazendo com que muitos destes negociantes tradicionais desapareçam do mercado. Com isso, adquirir joias através do mundo virtual se tornou algo até arriscado e por isso, ter a certificação de um profissional da área faz toda a diferença.

Nesse sentido, Hugo Werner Flister, gemólogo, perito judicial, e membro da Associação dos Peritos Judiciais de Minas Gerais (ASPEJUDI), com 40 anos de experiência nesse mercado, lembra que é preciso ficar atento para não cair em golpes. Por esse motivo, ele deixa algumas dicas fundamentais para os consumidores.

– O que leva uma pessoa a comprar joias pela internet?

Pela praticidade que os novos mercados oferecem e ainda pela paralização temporária e em alguns casos definitiva do mercado. Fora isso, em função do não convívio social provocado pela Covid-19. Inclusive, entendo que o fechamento de todo o comércio por vários anos, motivou e incrementou a comercialização virtual, além da comodidade que esta modalidade oferece.

– Quais as vantagens deste tipo de compra?

A quantidade de ofertas para pesquisa e a comodidade para realizar as compras em qualquer horário e ainda sem sair de casa.

– Quais são os riscos?

São inúmeros, pois está se comprando materiais de grandes valores, somente com base nas informações anunciadas na internet, sem qualquer análise presencial dos produtos e ainda, na maioria das vezes sem a garantia que aquele vendedor ‘virtual’ é idôneo ou possui os conhecimentos necessários para aquela transação comercial.

– Como evitar tais riscos?

Caso não seja possível realizar a compra destes materiais de forma presencial, neste caso, joias, diamantes, gemas (pedras preciosas), relógios além de outros, devem ser adquiridos de fornecedores ou vendedores estabelecidos e conhecidos no mercado.

– Qual aconselhamento você deixa para os consumidores?

Em se tratando de materiais preciosos e de valores elevados, estes, são de diversas formas, falsificados, adulterados, imitados e vendidos no mercado com finalidade de lucros financeiros como se verdadeiros fossem. Ressalto que a maneira mais segura é comprar de profissionais estabelecidos, e com a devida certificação de garantia. Em caso de dúvidas, indico consultar um profissional capacitado e habilitado, principalmente antes de efetuar a negociação.

Contato

O escritório e laboratório “H.Werner Perícias & Avaliações” está na Rua Pernambuco nº353 – Sala: 1005 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte / Minas Gerais | esquina com Avenida Brasil. Os atendimentos são feitos através de agendamento pelos telefones: (31) 3273-2648 ou pelo: (31) 99907-5881. E-mail: hugowernerperito@yahoo.com.br .


atualizado em 11/02/2022 - 15:57

comentários