Crédito: Vista aérea da nova Praça dos Agricultores – Foto: Drone de Lucas Gomes – Videomaker.

 

Antes abandonado, o espaço público foi inaugurado no último sábado (26) e agora oferece academia ao ar livre, playground e amplo espaço arborizado

 

Dezenas de pessoas estiveram presentes na inauguração da nova Praça dos Agricultores, que aconteceu no último sábado (26), no bairro Alípio de Melo, região Noroeste de Belo Horizonte. Antes abandonada, com mato alto e sem nenhuma possibilidade de uso como espaço de convivência, agora conta com uma academia ao ar livre, bancos de madeira, playground, paisagismo, gramado e várias árvores com sombras refrescantes. A revitalização foi realizada pela Galícia Empreendimentos e Participações, empresa responsável pelo Topázio Mall, centro comercial vizinho ao local, por meio do Programa Adoro BH.

 

Carolina Lara aproveita a sombra de uma árvore com o seu filho para fazer um piquenique Foto: Heberton Lopes.

Carolina Lara aproveita a sombra de uma árvore com o seu filho para fazer um piquenique – Foto: Heberton Lopes.

 

A festa de inauguração começou por volta das 9h, com a presença de muitas famílias que puderam desfrutar, pela primeira vez, do novo espaço. Algodão doce, pipoca e muitas brincadeiras fizeram a alegria das crianças. A analista Carolina Lara (38) é moradora da região e frequentadora assídua as praças junto com o seu filho. Ela aproveitou a manhã de sábado para um piquenique. “Nunca tínhamos vindo aqui para brincar. Até tinha alguns brinquedinhos, mas sem nenhuma estrutura. Quando soubemos que iria ter a inauguração, ficamos superfelizes. Agora temos mais um espaço para brincar na cidade”, destaca.

Outro morador que estava muito feliz era o aposentado José Carlos (72), que mora há mais de 40 anos na região. “Antigamente essa praça estava abandonada, usada como banheiro por pessoas em situação de rua. Agora ficou ótimo, pois podaram as árvores, que tampavam as luzes dos postes à noite e deixaram tudo mais bonito e seguro. Além disso, há o centro comercial, que antes da sua construção, era um lote vago, com lixo, ratos e insetos. Com as novas lojas e a praça revitalizada, ficou tudo uma maravilha”, comemora.

O casal de namorados Augusto Carvalho (21) e Rafaela Amaral (20) também aproveitou a manhã de sábado na nova Praça do Agricultores. “Lembro deste local abandonado, com matagal. Eu cheguei ontem [sexta-feira] e vi os trabalhadores tirando os tapumes e nesta vista de cima para baixo dá para ver a academia e o playground. Ficou um clima como se fosse de uma praça central de uma cidade do interior. Encontrei vários vizinhos aqui e com certeza e aqui já se tornou um local de convivência para os moradores do bairro”, relata Augusto Carvalho, que reside há mais de 11 anos nas proximidades do novo espaço.

 

O playground faz a alegria da criançada – Foto: Heberton Lopes.

 

O servidor público Alisson Reis (49) levou filhos e sobrinhos para o evento de inauguração da praça. “Agora está tudo muito bom, com locais para andar, várias possibilidades de brincadeiras para as crianças e acaba que se torna também uma opção de local de descanso para os trabalhadores das lojas no entorno”, diz”.

De acordo com Mateus Carvalho, administrador da Galícia Empreendimentos e Participações, o objetivo da empresa ao revitalizar a Praça dos Agricultores é retribuir para a comunidade o carinho com que centro comercial, vizinho do local, foi recebido. “Fomos muito bem acolhidos na região e adotamos o espaço de forma espontânea por meio do Programa Adoro BH. É também uma forma de expressar nossa gratidão e parte do nosso compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida população”, explica.

Poesia na praça

Quem chega na Praça dos Agricultores e vai descansar em algum dos vários bancos, pode aproveitar o momento para uma imersão na literatura. Textosde autoria da escritora e jornalista Luciana Aquino, da publicitária e mestre em escrita criativa, Geysiane Andrade, dentre outros autores, podem ser apreciados no local. “Fiquei honrada pelo convite de ter o meu trabalho exposto nesta praça. Eu escrevi e lancei o livro Para além do olhar, durante a pandemia, e quem vier aqui vai ter a oportunidade de conhecer duas prosas poéticas que fazem parte da obra”, salienta Aquino.

Revelação

Além de realizar a entrega da nova Praça dos Agricultores para a população, a Galícia Empreendimentos e Participações revelou o nome do centro comercial responsável pelo novo momento no bairro. Após uma contagem regressiva, com os olhos dos moradores presentes voltados ao complexo de lojas, uma fita vermelha foi cortada e o tecido preto retirado, mostrando ao público o nome do complexo de compras: Topázio Mall. “Surgimos de uma visão empreendedora de transformar um terreno baldio em um grande empreendimento, valorizando a região dos Bairros Alípio de Melo, Castelo, Serrano e Santa Terezinha.  Grandes marcas estão presentes aqui, como, Lojas Americanas, Lojas Rede, Mineirão Atacado e Varejo, Burger King, Bendita Empada, Cacau Show, Smart Fit, Droga Clara, Cobasi e Boa Festa”, completa Mateus Carvalho.


atualizado em 29/03/2022 - 14:04

comentários