Crédito | Imagem: Divulgação.

A revista SENSIBLA é um instrumento de sensibilização e chamado à missão profética social

A Rede Oblata Brasil, formada por unidades de ação pastoral do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, lança a revista SENSIBLA com o objetivo de sensibilizar a sociedade e as igrejas (de modo geral) sobre temas relacionados às desigualdades e vulnerabilidades sociais que afetam as vidas das mulheres, em especial a realidade das mulheres que exercem a prostituição, assistidas pela missão Oblata no Brasil e no mundo. A publicação que será bianual, na sua primeira edição aborda os seguintes temas: saúde mental, a prostituição e pandemia, bem como a espiritualidade Oblata e visão holística.

Anunciar a vida e denunciar as estruturas injustas faz parte da comunicação e novo horizonte da congregação que, desde a audácia do seu carisma, se sente chamada a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico com fins de exploração sexual. Isso desafia a instituição e seus projetos de missão a deslocar-se em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.

De acordo com Lúcia Alves, coordenadora da Rede Oblata Brasil, a pandemia da COVID-19 deu maior visibilidade à desigualdade social no Brasil, evidenciou a fragilidade das políticas públicas, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis. “Nesse cenário, as mulheres em contexto de prostituição foram extremamente afetadas. O adoecimento mental é outro tema de reflexão, pois em grande parte está relacionado com a falta de acesso aos direitos básicos de sobrevivência. Diante desse cenário, a espiritualidade tem sido o que nos sustenta, dá sentido e move nossa esperança em tempos de mudanças, transformações e desafios”, explica.

Ela também conta que toda a equipe já está entusiasmada para a produção da próxima edição. A revista possui formato digital e está disponível no portal Oblata da Província Santíssimo Redentor, para download ou leitura on-line.

Revista SENSIBLA

Download através do link https://www.oblatassr.org/publicacoes/revista-sensibla/ .


atualizado em 04/03/2022 - 13:50

comentários