Especialista revela como funciona e dá dicas para quem pretende aderir ao método

 

O Home Staging surgiu nos EUA nos anos 70, quando a corretora de imóveis Barb Schwarz começou a fazer algumas mudanças na decoração das casas dos seus clientes para melhorar a apresentação, e percebeu que essas modificações valorizavam as casas e faziam com que elas fossem vendidas em menos tempo.  “O objetivo é preparar imóveis para venda, tornando-os mais atrativos e fazendo com que conquistem um número maior de interessados. Quando bem executada, essa técnica pode ajudar de maneira eficiente a aumentar as suas vendas ou da imobiliária”, explica Andréa Linhares, uma das pioneiras a atuar com Home Staging no Brasil.

Uma pesquisa realizada no Brasil em 2021 pela Datastore, mostrou que 80% dos imóveis que passaram pela técnica de Home Staging foram vendidos em até 3 meses, sendo que a média de tempo que um imóvel sem nenhuma preparação demora para vender é de 7 meses. “Os imóveis preparados para venda são vendidos em menos tempo, são imóveis com mais qualidade, e todos saem ganhando: proprietários, compradores e imobiliárias. Logo, é importante que o proprietário contrate um profissional de Home Staging antes de colocar o imóvel à venda. O imóvel tem que estar preparado corretamente, tem que passar pela sessão de fotos profissionais e então estará pronto para ser anunciado”, completa.

Despersonalizar e Neutralizar são algumas das técnicas utilizadas na preparação dos imóveis, que visam tornar a decoração mais neutra, sem o estilo e personalidade do atual morador, facilitando com que o potencial comprador consiga se imaginar morando ali. Retratos da família, imagens religiosas, de times de futebol ou partido político devem ser retirados, pois são muito pessoais e podem não agradar alguns clientes que possuam outras crenças, outras preferências. Utilizar cores mais neutras, valorizar a iluminação natural, retirar excesso de móveis e objetos, consertar o que estiver estragado e uma nova pintura nas paredes são pequenas ações que podem valorizar o imóvel e torná-lo mais comerciável.

A tradução de Home Staging é encenação da casa. Isto porque nesses imóveis, são criados, estrategicamente, cenários que despertam o desejo de morar ali. “É como se retratássemos o imóvel dos sonhos dos potenciais compradores, levando em consideração o que a maioria das pessoas busca em um imóvel. Identificamos as maiores expectativas dos compradores e projetamos nesses imóveis, que podem ser vendidos até 6% a mais do que o valor real”, diz a especialista.

O Home Staging vem se tornando mais popular através de seriados americanos, como Irmãos à Obra, Ame-a ou Deixe-a, entre outros, onde, após a reforma, o imóvel é estrategicamente mobiliado e decorado para encantar os clientes compradores, causando o efeito “Uau” – a decoração após a reforma é Home Staging.

No caso do imóvel estar vazio, também é importante torná-lo mais atrativo, mobiliando-o e decorando-o. Estando vazio, o cliente fica sem noção de espaço e de layout, fica na dúvida se os móveis irão caber, além do mais, espaços vazios aparentam ser menores. Neste caso, temos uma alternativa eficaz e com baixo custo, que é a Decoração Cenográfica, na qual utilizamos alguns móveis cenográficos, já que o mobiliário não será utilizado, e estará no imóvel apenas para visitação dos clientes. É como se fosse um apartamento decorado das construtoras que, inclusive, já estão adotando esta alternativa em seus empreendimentos.

Curso

É importante ter conhecimento sobre as técnicas de preparação de imóveis, além de conhecimentos de alguns princípios do Design de Interiores, através de cursos específicos. Essas técnicas têm que ser aplicadas corretamente, para  ter êxito nas vendas. “No meu curso online sobre Home Staging e Decoração Cenográfica os alunos irão aprender como aplicar corretamente as técnicas de preparo, terão noção sobre os princípios do Design de Interiores, como preparar imóveis com moradores e imóveis vazios. No módulo de Decoração Cenográfica, eles aprenderão como mobiliar imóveis vazios com os móveis cenográficos, como criar esses móveis e eletrodomésticos, análise de contrato, marketing, nichos de atuação e muito mais. É um curso completo e objetivo”, finaliza.

Fonte: Andréa Linhares, uma das pioneiras a atuar com Home Staging no Brasil.

Foto: Divulgação


atualizado em 26/04/2022 - 16:59

comentários