Laura Cohen – Crédito Tatiana Bicalho.

Evento acontece em 30 de julho, às 17h, no 1º piso do Ponteio Lar Shopping, e público vai conhecer seu novo livro “Caruncho”

A Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping realizam nova edição do “Encontro com a Literatura”, desta vez com a escritora Laura Cohen Rabelo. No encontro o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, entrevista a autora sobre o livro “Caruncho”, um romance sobre a passagem do tempo, a decadência e a deterioração das coisas e das relações. O evento acontece no dia 30 de julho, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.

Editado pela Impressões de Minas, Caruncho toma seu nome emprestado de um inseto que come livros, madeira e alimentos. O título, além de falar sobre relações e o tempo, também é um elogio à desistência e uma crítica à impossibilidade de escuta em um mundo em que as personagens são tratadas pelos seus cargos, e não pelos seus nomes.

Em capítulos que se alternam em dois tempos, o leitor encontra duas narrativas paralelas que, aos poucos, vão se completando e fazendo um sentido maior. Para a autora, “o romance é um quiasma, uma oposição entre dois personagens. Um maestro de sessenta e cinco anos, cujo corpo adoecido pode impedir que ele suba ao palco novamente (coisa que ele mais deseja) e uma violoncelista de trinta e cinco, no auge de sua saúde e talento, que desiste da carreira e propõe fazer um último concerto”.

O maestro, narrado em terceira pessoa, se desdobra em sua falta de escuta: ouve, sem compreender, que a violoncelista está realizando o que ela chama de desistência feliz. Em suas partes, a violoncelista narra acontecimentos de dez anos antes da narrativa do maestro, como questões que envolvem o social, atravessando seu próprio corpo e história, e coloca em perspectiva o elitismo do ambiente musical que habitam. Mas a fala da personagem não é apenas um testemunho de alguns dias que colocaram sua carreira em perspectiva, mas uma palavra dirigida a um terceiro personagem, um pianista.

Apesar de essa não ser a primeira imersão de Laura num universo ficcional da música, a escritora relata que, às vésperas do lançamento, se questiona por ter escrito esses dois personagens tão diferentes dela. “É como se eles não me dissessem respeito. Quem sou eu para escrever sobre esse homem e sobre essa mulher? Eu escutei o suficiente para construir esses dois de forma real e plausível? O que eu sei sobre o ambiente musical? Eu não toco instrumento musical algum, posso falar sobre música? Mas para que serve a literatura, senão para conseguirmos sair da nossa pele, conseguir se tornar o outro? Um outro que deforma a mim mesma”. Para completar a experiência da leitura, foi criada uma playlist no YouTube com as músicas citadas no livro.

As personagens na escrita de Laura Cohen Rabelo surgem como um chamado, uma voz inconsciente, anterior ao próprio romance. E é perseguindo essas vozes que a autora vai arquitetando sua narrativa. Rogério Faria Tavares, Presidente da Academia Mineira de Letras, ao falar sobre “Canção sem palavras” (2017), romance anterior da escritora, disse que: “É um livro delicioso! A gente fica seduzido pela história, não consegue parar de ler, é impressionante. […] É uma aventura que vai ficar na minha memória com muita força. Laura escreve diálogos com muita competência, não tem um traço de superficialidade ou de artificialidade nos diálogos. Isso é uma arte muito difícil, um diálogo bem escrito. Também acho os personagens muito bem construídos, com uma vida interior muito rica, com uma trajetória muito densa”.

            O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamento, com oportunidades de lançamentos de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.

Todos os encontros são gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e conversas.

 Sobre a autora

Laura Cohen Rabelo nasceu e vive em Belo Horizonte,  é escritora e editora. Formou-se em Letras e é mestre em Estudos Literários pela FALE/UFMG. Publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012)  Ainda (Leme/Impressões de Minas, 2014), Canção sem palavras (Scriptum, 2017) e os livretos de poesia Ferro (Leme/Impresões de Minas, 2016) e Escrever é uma maneira de se pensar para fora (Leme, 2018). Foi vencedora do segundo prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, e em sua edição de 2009, obteve o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. É idealizadora e coordenadora do projeto Estratégias Narrativas, onde dá oficinas de criação literária e edição desde 2013. Faz parte da coordenação do Selo Leme da editora Impressões de Minas, preparando originais de diversos autores. Em 2019, participou do ciclo Arte da Palavra do Sesc, dando oficinas de criação literária em diversas cidades brasileiras.

SERVIÇO:

Encontro com a Literatura

Convidada: Laura Cohen Rabelo

Livro:  “Caruncho”

Data: 30 de julho, às 17h

Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte


atualizado em 28/07/2022 - 17:42

comentários