Crédito: Adorart | Divulgação.

Fundado em 2019 em Buenos Aires, a iniciativa se transformou num Ministério que hoje atua em mais de 13 países e quer alcançar o Brasil

Instituto AdorArt surgiu em 2019, em Buenos Aires, na Argentina, da necessidade de formar músicos para as igrejas locais. A iniciativa acabou expandindo para alunos que não pertenciam à congregação, mas que tinham sede em crescer, não somente na parte técnica, mas como também na área ministerial. “Inicialmente, poucas pessoas se inscreveram nas aulas. Na segunda semana, tomamos a decisão de publicar uma foto no Facebook da igreja e começamos a receber perguntas por aulas de instrumentos musicais”, relembra o diretor e fundador do Instituto AdorArt, Claudio Guimarães

Percebendo a curiosidade do público externo, Cláudio começou a receber inscrições de alunos que não eram membros da Igreja, interessados em aulas de teclado e guitarra. “Comecei sendo o único professor e, em pouco tempo, as turmas foram crescendo e vi a necessidade de aumentar a equipe. Em quatro meses, o Instituto tinha 54 alunos e passou a ser composto por mais três professores, além de mim.  Ao término do segundo quadrimestre, nosso staff era formado por seis professores, 93 alunos e um coral de 60 vozes”, recorda. O Instituto AdorArt completou 1 ano com mais de 200 alunos e mais de 10 professores.

A música como propósito divino
O crescimento acelerado era motivo de surpresa. Com a chegada da pandemia, porém, Cláudio imaginou que o embalo do Instituto AdorArt seria, naturalmente, impactado. “Neste momento de tantas incertezas e dúvidas, certa tarde eu estava em casa e recebi a mensagem de um pastor, com quem não tinha tanta proximidade. Ele foi direto e disse: Claudio, faça o que está no seu coração. Deus vai respaldar o que você fizer. Neste mesmo dia, fizemos um flyer e publicamos nas redes sociais, que, literalmente, explodiram de mensagens com pedidos de informação sobre as aulas de canto e instrumentos. E o Instituto AdorArt deslanchou: passados mais de três anos, mais de 850 alunos já passaram pelo Instituto que hoje atua em 13 países da América Latina e nos Estados Unidos.

“Esse processo, não só de crescimento físico, mas também espiritual, nos inspirou a buscar novas melodias e Deus nos presenteou com algumas músicas próprias”, explica. A primeira canção, Permaneceré, escrita com Alejandro Montero, reúne mais de 3.700 visualizações no Youtube. “Dulce Voz” veio em seguida, de uma composição conjunta minha com Steff, e nasceu de uma busca do que Deus quer escutar da gente, e não o contrárioEssa música alcançou mais de 15 mil reproduções. Agora, estamos na pós-produção de uma canção nova, Respuesta, que traz a resposta do que Deus representa em nossas vidas. Essa música foi composta em parceria com Ludmila Rodriguez e se baseia na passagem bíblica de Elias e os profetas de Baal”, comemora.

Para a vocalista, Ludmila Rodriguez, a presença divina foi sentida durante a composição da letra da nova canção, que fluiu sem esforço. Ela também acredita que cumpre um propósito ao integrar o ministério. “O Ministério Adorart representa uma parte fundamental do propósito de Deus em mim. Na hora de compor Respuesta com o Cláudio, a letra apenas fluía pelo espírito e eu percebi meses depois que ela era literalmente uma resposta de Deus para o que eu passava naquele momento e tinha que enfrentar”, conta.

Ministério AdorArt: a expansão do Instituto

O Ministério AdorArt nasceu da procura de igrejas e congregações de fora de Buenos Aires, que começaram a entrar em contato com o instituto pedindo que o material fosse compartilhado. O Ministério visita igrejas, oferecendo capacitação ministerial e musical em várias cidades da Argentina e também de forma online.  “Hoje, somos um grupo de pessoas que leva o conhecimento técnico, teórico musical e ministerial a diferentes igrejas na Argentina, México, Venezuela, Bolívia, Alemanha, Estados Unidos, Panamá, Guatemala, entre outros. O Instituto AdorArt tem duas sedes presenciais, uma em Buenos Aires e outra na província de General Rodriguez. Estamos em expansão e miramos o Brasil”, diz Cláudio, otimista. Johanna Belén é uma aluna virtual do Instituto e considera que a sua relação com a entidade, contribuiu para que ela pudesse testemunhar esse tempo de crescimento. “Minha experiência com a AdorArt foi maravilhosa, Deus nesse lugar me abriu os olhos e me fez entender o que é adoração. Fui redirecionada a estar mais perto de cumprir meus propósitos. No Instituto AdorArt você não aprende apenas música, você também é encorajado a adorar em espírito e verdade”, diz.

Respuesta será lançada em setembro, em duas versões, uma em espanhol e um cover em português. A versão brasileira tem o intuito de estreitar os laços com a nação verde e amarela. “Esperamos com muita alegria poder compartilhar com nossos irmãos brasileiros tudo o que Deus nos convidou a fazer. Queremos levar esse amor, que nasceu aqui, na Argentina, e que alcance todas as nações.


atualizado em 08/09/2022 - 14:35

comentários