Legenda e crédito: Dayana Paula com a Luh Dandara – Foto: João Kleber.

 

Data marca a reinauguração do espaço de acolhimento as mulheres

 

No dia 10 de dezembro, às 13h, será reinaugurado o espaço Aura da Luta, localizado na Comunidade Dandara, no bairro Trevo, região Norte de Belo Horizonte. O local é o segundo ambiente reformulado pelo Projeto Novo Olhar, uma iniciativa sociocultural das sócias Dayana Paula e Diana Possas da Margem Design, empresa de Design de Ambientes que desenvolve projetos para quem reside e empreende em bairros periféricos. A primeira edição aconteceu no Cine Teatro Popular, localizado no Justinópolis, Ribeirão das Neves. A proposta do Novo Olhar é, como o nome indica, trazer novas perspectivas a espaços culturais comunitários através de um plano de Design do Ambiente associado à técnicas  das artes visuais, como o murarismo e contrução de materias sustentaveis.

Neste ano, as idealizadoras do projeto escolheram a sede do coletivo Aura da Luta. O espaço existe desde 2017, é um local de acolhimento as mulheres que já sofreram violência física ou emocional em algum momento de sua vida. Coordenado por Luh Dandara e pelo coletivo de mulheres, o espaço proporciona o empoderamento feminino em uma rede de apoio visando a saúde mental e física de quem precisa, com momentos de trocas e escutas, onde uma mulher ajuda a outra criando laços de novas perspectivas e fortalecimento, além das acolhidas, são oferecidos encaminhamentos de atendimentos para lugares parceiros como acesso jurídico e psicológico.

Outras atividades realizadas no local são aulas de um cursinho pré-vestibular comunitário aberto a qualquer pessoa do bairro, reuniões de projetos parceiros que precisam de instalações físicas, uma biblioteca comunitária, mercado solidário de troca de alimentos, ponto de acesso à internet e serviços digitais como a emissão de curriculum e dentre outros.

Promover intervenções em um espaço que abriga tantas funções valiosas para a Comunidade Dandara era uma vontade da produtora cultural e sócia do Margem Design, Dayana Paula. “Conheço a Luh Dandara desde 2017 e sempre quis fazer algo por lá. O projeto saiu do papel com a aprovação no Edital da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Eu e minha sócia, Diana Possas, fizemos o projeto 3D e apresentamos a proposta para as mulheres do coletivo e convidamos elas a tornar real a ideia.

O Novo Olhar promoveu maior interação com o ambiente e a renovação do sentimento de pertencimento das pessoas com o espaço, pois, toda a sua execução foi seguida por etapas fundamentais no desenvolvimento de um projeto de Design de Ambientes. Realizamos encontros semanais onde foi construído o briefing (Coleta de dados), o conceito do projeto, estudos do layout (planta baixa), oficinas de marcenaria, oficinas de pintura e muralismo, oficinas de lambe, e também a troca de conhecimentos por parte do coletivo com as oficinas de técnicas de proteção das paredes similares ao reboco ministradas pelas mulheres da Aura, com isso, todo esse processo foi muito importante até resultado final. Cerca de 20 pessoas participaram efetiva ou indiretamente. Assim, adaptamos as demandas e construímos tudo de forma colaborativa, pois entendemos que é importante inserir quem usufrui da casa. O espaço Aura é um refúgio para as mulheres, queremos que o ambiente também transmita acolhimento e aconchego para elas”, explica.

O Novo Olhar preparou uma programação especial para a reinauguração da sede da Aura da Luta, com exibição de documentários, blocos de carnaval, discotecagem e feijoada. A próxima fase do Novo Olhar será no Instituto Macunaíma, no Barreiro, no campo de visão para melhorias.

Confira a programação completa abaixo:

Local: Espaço Aura da Luta (Rua dos Quilombos 287, Trevo, Belo Horizonte)
Data: 10/12
Horário: 13h

– Exibição documentário “Novo Olhar – Aura da Luta”
– Exibição documentário “A Luta das Auras”
– Bloco Tapa de Mina
– Bloco Bruta Flor
– DJ Will


atualizado em 09/12/2022 - 13:53

comentários