Arquiteta instrui como ter um espaço de estudos confortável e funcional que beneficie a concentração e o aprendizado

Com retorno às aulas é importante que as crianças e adolescentes tenham um espaço reservado em casa para ser o local de estudo. Porém, longe da sala de aula, é preciso ter muita atenção para manter o foco e o ritmo de aprendizagem. Especialmente quando se trata de estudar em casa, um ambiente geralmente repleto de distrações. Por essa razão, ter um lugar selecionado e arquitetado de forma funcional é muito importante.

A arquiteta Germana Lara, enfatiza que esse local destinado aos estudos precisa ser agradável e, ao mesmo tempo, funcional. “O espaço precisa ter uma boa iluminação para não forçar os olhos durante a leitura, cadeiras confortáveis para suportar o tempo dedicado aos estudos e não prejudicar a coluna e um lugar apto para guardar os materiais. Também é prático que tudo fique próximo para facilitar a interação”, comenta.

O conceito de neuroarquitetura pode ser aplicado nessa condição, não apenas na construção do ambiente. Germana destaca que ele pode trazer ainda mais resultados quando inserido na decoração. “Antes de tudo, precisamos definir onde será a parte dos estudos, de descanso e o lazer do quarto. O entendimento das cores entre as crianças varia de acordo com a idade, para as menores é melhor tons claros, porque estão relacionadas a atividades mais ativas. Já para as de idade intermediária, os tons frios são melhores, pois as atividades predominam de mais atenção. Agora, para as crianças mais velhas, o contraste é a melhor opção, pois são relacionados ao abstrato”, ressalta.

Além disso, o tamanho da sala de estudos deve ser adequado às necessidades de cada um, mas é importante ser suficiente para organizar os materiais. “Para ambientes compactos, as portas com sistemas deslizantes são mais indicadas, tanto nos móveis quanto nas divisórias, pois garantem um melhor aproveitamento do espaço”, afirma a arquiteta.

Como colocar as dicas na prática

Layout setorizado;

Decoração criativa que além de contribuir para o bem-estar de quem usa o espaço, os nichos de parede podem deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, além de favorecer a organização;
Mobiliário adequado e confortável;
Iluminação posicionada sobre a bancada de estudos, e caso necessário, completar com com abajures e luminárias específicas.

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há mais de 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas.


atualizado em 30/01/2023 - 15:33

comentários