Grupo leva alegria e emoções para os foliões

Para todas as idades, o bloco As Charangueiras foi criado para que os pais pudessem levar seus filhos, para participar, estreitar laços e criar memórias afetivas. Também para um momento de recordação onde os adultos relembram a infância por meio das músicas que são tocadas pelo grupo. Foi fundado em 2014, por Ana Andrade e irá desfilar no domingo, dia 12 de fevereiro, no quarteirão fechado da Savassi, no período da manhã.

Inicialmente, o grupo foi formado por 15 mães, e com o sucesso da estreia o bloco aumentou, juntamente com a melhora da estrutura para conseguir atender o número de pessoas interessadas. “Hoje, o número de mães no grupo cresceu bastante e chegou a 50 mulheres, onde elas podem aprender a tocar e ter contato com a música”, ressalta Ana.

Embora o repertório seja feito para agradar os mini foliões, os pais presentes se divertem bastante, pois também tem músicas antigas, na qual os adultos podem curtir canções da época de infância deles. Desde que foi criado, o bloco das Charangueiras já homenageou muitas mulheres fortes e representativas. A escolhida deste ano é a Rainha do axé: Ivete Sangalo.

Além do carnaval 

Fora do período da folia, o grupo faz serviços sociais durante o ano. “Nós ajudamos várias mulheres fortes a reencontrarem a liberdade”, diz a fundadora. Ainda tem um papel importante para mostrar que as mulheres podem mais do que só ser mãe, podem ir muito além do que a sociedade espera.

É muito significativo as memórias afetivas que são criadas pelas crianças que participam dos shows, dos ensaios. Da mesma forma, das que vão apenas assistir. São momentos que estreitam os laços com os pais, e daqui alguns anos terão essas lembranças gostosas de como era o carnaval em Belo Horizonte.

Também é um espaço na qual mulheres de diversas profissões e nichos se encontram em um grupo acolhedor, que incentiva e apoia as participantes a descobrirem uma outra singularidade.

Serviços

Bloco: As Charangueiras

Local: Quarteirão fechado da Savassi (Rua Antônio de Albuquerque com Rua Paraíba)

Data: 12/02/2023

Horário: 09h às 14h

Fonte: Ana Andrade – Fundadora, Diretora e carnavalesca do bloco As Charangueiras. Instagram: @charangueiras


atualizado em 07/02/2023 - 08:58

comentários