O Lar dos Meninos nasceu em 1973 e abriu espaço para diversos projetos que possibilitam autonomia dos atendidos por meio da transformação social. Ao todo, mais de um milhão de pessoas já foram beneficiadas

Transformar a vida das pessoas através da educação e formação profissional. Esse sempre foi o propósito do Sr. Jairo Azevedo, presidente-fundador do Sistema Divina Providência. A história de transformação começa em 1973, quando Sr. Jairo Azevedo sentiu a necessidade de ampliar o seu trabalho dedicado às causas sociais. Foi quando recebeu doação de um terreno de 25.000 metros no bairro Olhos D’agua, em Belo Horizonte. Um professor de arquitetura da UFMG, Hélcio Sales Tito, convidou alguns alunos e juntos foram os responsáveis pelo projeto do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, que recebeu esse nome em homenagem ao grande apóstolo da caridade. Para tirar a obra do papel, o fundador recebeu ajuda financeira de amigos, parentes, vizinhos e também fez rifas para ajudar na arrecadação.

O Lar dos Meninos foi inaugurado em 25 de abril de 1976. A manutenção do projeto se deu a partir de um sistema de apadrinhamento. O Lar começou abrigando 120 jovens e hoje essa capacidade chegou a 450. “A esperança de uma sociedade melhor está em nossos jovens, e é dever de todo cidadão cuidar do futuro deles. Investir na profissionalização é de suma importância para o desenvolvimento e o alcance de uma vida melhor. No Lar dos Meninos, além das oficinas de decoração e ajustagem mecânica, os alunos contam cursos de gastronomia, garçom, informática, manutenção de micro, tornearia mecânica, eletricidade predial e cabeleireiro. Além das atividades esportivas, cultural e formação religiosa”, explica Jairo Azevedo.

Em 1982, foi fundado o Lar dos Idosos São José, voltado para o atendimento social da terceira idade em situação de vulnerabilidade e/ou que não possuem família. A unidade é estruturada com equipe treinada: atendimento médico especializado, enfermagem, apoio psicológico, fisioterapia, terapia ocupacional, alimentação prescrita por nutricionista e atividades de lazer. A programação também inclui alfabetização, proporcionando aprendizado aos que não tiveram acesso à educação na idade escolar.

Um novo terreno, localizado em Ribeirão das Neves, foi doado ao Sr. Jairo Azevedo. Lá foi inaugurada a Cidade dos Meninos, em 1993. A maior unidade do Sistema Divina Providência tem capacidade para até 4 mil crianças e adolescentes e foi fundada pensando em ampliar o trabalho exercido no Lar dos Meninos. “A Cidade dos Meninos oferece gratuitamente a oportunidade de frequentar escola de Ensino Fundamental e Médio, reforço escolar, cursos profissionalizantes, cursos técnicos, esporte, lazer, cultura, ensino de formação moral e humana, alimentação balanceada, e moradia para os que necessitam”, conta o fundador.

Em 2005, o Sistema Divina Providência assumiu a administração do Centro Infantil Creche União, no bairro Santa Maria, em Belo Horizonte. Em 2010 foi fundado o Centro Infantil, onde as crianças permanecem em tempo integral, possibilitando que os pais trabalhem. Atualmente, a Cidade dos Meninos conta com uma estrutura de 40 salas de aula, 1 refeitório com mil metros quadrados, academia de judô, núcleo da acolhimento e saúde com consultório médico e odontológico, salas para música, dança e teatro, sala para artesanato, ginásio com capacidade para 5000 pessoas, campo de futebol, 2 piscinas e biblioteca.

Já no ano 2000, foi inaugurado o primeiro Centro de Formação Profissional, que busca promover a formação de jovens e adultos em diversas áreas, como gastronomia, segurança, estética e informática, entre outras. Hoje, são vários centros de formação espalhados por Belo Horizonte e região metropolitana, que oferecem cursos para qualificar os alunos para o mercado de trabalho.

Programas: oportunidades para além das instituições

A instituição forma jovens através do Programa Jovem Aprendiz que é regulamentado através da Lei Federal, para inserir jovens na primeira oportunidade profissional. A Escola Técnica Divina Providência já formou mais de 500 alunos nos cursos técnicos de informática, administração e beleza. O Programa Alimentar e Promover atua mensalmente com as famílias, com visitas de agentes sociais, onde procura desenvolver trabalhos voltados na área de saúde, alimentação, psicossocial e de qualidade de vida. A Central de Empregos disponibiliza ao mercado de trabalho alunos e ex-alunos que se profissionalizaram com qualificação técnica e comportamental.

Atualmente, a instituição trabalha para sobreviver por mais 50 anos e contribuir para o resgate da dignidade humana. Afinal, essa é a principal missão do Sistema Divina Providência.


atualizado em 10/03/2023 - 14:19

comentários