Antonieta Cunha – Foto arquivo pessoal (1).

Acadêmica realiza palestra sobre um dos maiores autores da língua portuguesa no dia 21/03, às 19h

A professora e acadêmica Maria Antonieta Cunha conversa com o público no dia 21 de março sobre a obra e permanência de um dos maiores autores da história da literatura e poesia lusófona. Na palestra intitulada “Conversa Sobre Camões”, ela revisita obras, trechos e histórias do português, que servem de referência para poetas de todos os tempos.  O encontro será aberto ao público e acontece na sede da Academia Mineira de Letras, a partir das 19h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

“Se a epopeia ‘Os Lusíadas’ traz obviamente algumas dificuldades para sua fruição, hoje em dia, a lírica de Camões, criada nas formas tradicionais e do Classicismo e falando, sobretudo, do amor, traz originalidades e surpresas que encantam ainda hoje os que gostam da melhor poesia”, destaca Antonieta Cunha.

A partir da provocação “Camões: quantos poetas cabem na sua poesia lírica?”, a palestra da ocupante da cadeira nº 9 da AML vai debater a influência do escritor e aventureiro português em poetas e leitores: dos clássicos, passando pelos modernos até os contemporâneos como Pablo Neruda, Vinicius de Moraes e outros que também inspiram-se nas formas e rimas utilizadas por Camões em seus textos poéticos, comédias, trovas, cantigas e épicos que sagraram-se clássicos de nossa literatura.

 

Sobre a palestrante

Maria Antonieta Antunes Cunha é mineira, de Ribeirão Vermelho. Foi professora da FALE/UFMG (graduação e pós-graduação) e na Especialização da PUC-MG, onde lecionou Estilística do Português e coordenou e deu aulas nos cursos de Literatura Infantil e Arte-Educação. Foi Presidente da Câmara Mineira do Livro em dois mandatos. Foi Secretária Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Criou e dirigiu por dois anos a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH. Criou e foi diretora cultural da Editora Miguilim. Foi do Conselho Diretor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros cargos. Tem mais de 30 livros publicados, entre de pesquisa e didáticos. Foi Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteconomia. É editora de Literatura da Editora Dimensão. Ocupa atualmente a cadeira 9 da Academia Mineira de Letras.

 

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra: “Conversa sobre Camões”, de Antonieta Cunha.

Data: 21 de março, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 23/03/2023 - 12:35

comentários