Para Cássia Rodrigues, gestora e profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o caminho para dar certo é não ficar parado esperando imposto baixar, ou crédito ser liberado para financiar um equipamento ou outro meio para o negócio prosperar

O mercado empreendedor no Brasil tem criado novas oportunidades de trabalho, assim como tem também, ajudado muitos empresários a se destacarem. No entanto, para conseguir se manter e ao mesmo tempo prosperar, o profissional tem que investir, batalhar e mostrar que o seu produto ou trabalho, tem um grande diferencial para o consumidor. Nesse sentido, a Múltipla Informática, empresa de cursos online, com 11 anos de mercado, sediada em Mário Campos-MG tem se destacado. Sob a administração de Cássia Rodrigues, gestora e profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a empresa vem mostrando que é possível crescer no setor empreendedor, através da busca de inovação nas metodologias de ensino e acima de tudo, dedicação aos alunos. Em entrevista, Cássia Rodrigues fala sobre os desafios e deixa dicas importantes para os que desejam empreender com responsabilidade no país.

Quais os desafios de manter uma empresa há tantos anos no mercado como empreendedora?

Manter uma empresa, seja de qual porte for, não é fácil. O grande desafio é se manter atualizado ao mercado. Seja em ferramentas de tecnologia, seja em soluções para os clientes. Um dos nossos diferenciais para se manter no mercado há 11 anos, foi buscar inovação nas metodologias de ensino, ser uma empresa disruptiva e sair do “mais do mesmo”. Estudar o comportamento do consumidor foi primordial para adaptar às novas tecnologias, encontrar novos públicos. Sempre tive consciência que eu não podia criar uma empresa para mim, mas que atendesse o que as pessoas querem. Hoje oferecemos gratuitamente uma plataforma de cursos de informática com materiais próprios, desde os vídeos até o material didático de apoio e ainda com suporte técnico especializado para tirar dúvidas diretamente comigo.

Na sua opinião, falta mais apoio aos empreendedores no Brasil? Explique.

Falta sim e muito! Principalmente para os microempreendedores. Financeiramente ainda é difícil conseguir linha de crédito para expandir os negócios. Quem está começando precisa de um “respiro” financeiro para obter resultados que nem sempre chegam rapidamente. É preciso também investimentos em formação empreendedora, de forma clara e objetiva e que possa ser adaptada ao dia a dia real de cada empreendedor. Por isso, criamos a plataforma +Múltipla na intenção de levar todo o conhecimento que adquiri nestes 11 anos em forma de cursos livres, acessível a todos que buscam ampliar os conhecimentos de gestão de negócios. Nesta plataforma oferecemos cursos de empreendedorismo, marketing digital, edição de vídeos, edição de fotos e diversos materiais que auxiliam quem está começando um negócio: elaborar o plano de negócios, fazer um Mínimo Produto Viável, entre outros.

Não existe uma formação empreendedora, ou seja, um curso superior especifico para que o profissional se torne um expert na área. Visto isso, como você aprendeu a ser empreendedora?

Essa é justamente uma preocupação da nossa empresa: a formação empreendedora. Na minha primeira graduação tive a disciplina “Empreendedorismo”, ajudou muito e trouxe vários insights, até porque eu já tinha criado a marca Múltipla Informática, ou seja, já estava no campo de batalha. Aprendi na “marra”, errando e acertando, testando e validando cada passo. Busquei ajuda, fui estudar. No meu caso, eu tenho a sorte de ser de família de empreendedores, então desde criança eu já vivia no comércio. Me lembro de ir para a empresa do meu pai aos 10 anos de idade e pedir para fechar o fluxo de caixa no fim do dia. Foi um processo natural me tornar empreendedora. Na literatura não existe o “empreendedor nato”, mas eu me sinto assim, tanto que me auto declaro a 4ª geração de empreendedores da família Rodrigues.

Qual dica você pode deixar para os que desejam se tornar empreendedores? Existe uma espécie de manual para tudo dar certo?

A dica mais preciosa é: “Faça o que tem que ser feito!” Não fique parado esperando o governo, a prefeitura, o imposto baixar, o crédito ser liberado para financiar um equipamento, enfim, não esperar. Arregaçar as mangas e buscar orientação com pessoas que deram certo. Observe os seus erros, aprenda com eles. O manual do empreendedor para dar certo é ter disciplina, foco e acreditar no seu potencial. As coisas para a minha marca só começaram a deslanchar quando, de fato, entendi o potencial e a entrega que fazemos por aqui aos nossos clientes. Autoconfiança é tudo!


Foto: Arquivo Pessoal.
Matéria: @felipe_jesusjornalista


comentários