Bernardo Brandão – Foto acervo pessoal.

Questões fundamentais sobre o mundo são abordadas em palestras presenciais, com início no dia 23 de maio, às 19h30

 

A Academia Mineira de Letras tem o prazer de apresentar, a partir de maio, um ciclo especial de palestras que explora a relação entre filosofia e literatura. À primeira vista, essas disciplinas podem parecer distantes, mas ambas abordam questões fundamentais sobre o mundo e são maneiras pelas quais os seres humanos interpretam e compreendem a realidade. A primeira palestra – “A poesia e o fenômeno saturado: entre Jorge de Lima e Jean-Luc Marion” -, do professor Bernardo Lins Brandão, acontece no dia 23 de maio, na sede da AML, com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Neste ciclo de encontros, os participantes serão convidados a mergulhar nas conexões e diálogos entre essas duas áreas do conhecimento, que juntas proporcionam uma compreensão mais profunda da condição humana, de nossos questionamentos existenciais e do poder transformador da palavra escrita.

Ao abordar temas como ética, estética e a busca pelo significado, as palestras oferecerão uma oportunidade única para refletir sobre como a literatura tem sido influenciada pela filosofia ao longo dos séculos e, por sua vez, como a literatura tem inspirado novas perspectivas filosóficas. Venha se juntar a nós nesta jornada.

Na palestra de estreia, o professor Bernardo Brandão aborda a poesia de Jorge de Lima no livro “Túnica Inconsútil”, interpretada à luz da filosofia de Jean-Luc Marion e seu conceito de fenômeno saturado. “Através da análise do simbolismo e da linguagem poética empregada por Lima, exploraremos como sua obra transcende os limites do pensamento e se aproxima do inexprimível, refletindo sobre a interação entre literatura e filosofia na busca por compreender o inefável”, esclarece o palestrante.

 

Sobre o palestrante

Bernardo Lins Brandão é doutor em Filosofia Antiga. Foi professor na PUC-MG, UFOP e UFPR e, atualmente, é professor de Grego Antigo na UFMG. Editor da revista Nuntius Antiquus, do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UFMG, ´ é também autor do livro Rua Musas (2013) e tradutor de Plotino, Agostinho e Dionísio Areopagita.

 

SERVIÇO:

Palestra “A poesia e o fenômeno saturado: entre Jorge de Lima e Jean-Luc Marion”

Com o professor Bernardo Lins Brandão

www.academiamineiradeletras.org.br 

Data: 23 de maio, às 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes, Belo Horizonte.)

Entrada gratuita

 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade. Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 30/05/2023 - 16:48

comentários