A busca por soluções inteligentes no setor imobiliário está promovendo mudanças significativas no conceito de moradia no Brasil. Segundo um estudo da Fortune Business Insights, a previsão de receita deste mercado no país pode chegar a US$2,41 bilhões até 2026, um crescimento de quase 100% em relação a 2022. Essa evolução tem chegado até mesmo a empreendimentos populares em cidades do interior, que passam a ser planejados com mais atenção à infraestrutura, lazer e à segurança dos moradores.

Um exemplo é o Condomínio Vista da Mata I, lançado em Machado (MG), a 380 km de Belo Horizonte. Desenvolvido pela incorporadora mineira Emcorp, o empreendimento possui opções de 45 a 60 m² e faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, iniciativa que voltou a impulsionar o setor imobiliário nos últimos anos. No terceiro trimestre de 2024, os imóveis enquadrados no programa representaram metade de todos os lançamentos no país, somando 47.525 unidades, um aumento de 31,8% em relação ao mesmo período de 2023 (dados Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

De acordo com o diretor da incorporada, Pedro Ivo Vasconcelos, o setor está passando por uma mudança de paradigma: “Acreditamos que o acesso à moradia deve combinar preço acessível com qualidade de vida. Para isso, vencemos desafios típicos de empreendimentos populares, a fim de elaborar projetos que caibam no bolso das pessoas e ofereçam bem-estar, segurança e espaços de lazer para toda a família”, afirma.

Seguindo esse conceito, o condomínio possui diferenciais como portaria 24 horas com controle de acesso, piscinas adulto e infantil, área gourmet e playground. A iluminação das áreas comuns utiliza energia solar, diminuindo a conta de energia do condomínio e permitindo um ganho ambiental. Materiais duráveis e equipamentos padronizados também ajudam a cortar visitas de manutenção, baixando os custos. “Nosso objetivo é elevar o padrão do que se entende por moradia popular”, destaca o diretor.

 

A escolha por Machado segue uma lógica estratégica: a cidade, com cerca de 37 mil habitantes e PIB estimado em R$1,4 bilhão, apresenta bom crescimento populacional e investimentos em infraestrutura. Além de estar entre as dez que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2024, no sul do estado.

 

Sobre a Emcorp:

 

A Emcorp Empreendimentos Imobiliários é uma incorporadora que desenvolve soluções habitacionais de qualidade e acessíveis. Seus projetos são marcados pela inovação e responsabilidade social.


atualizado em 28/08/2025 - 10:50

comentários