Rogério Faria Tavares – Foto Renato Wrobel.

Lançamento acontece no dia 20/08 com presença do público

Em 20 de agosto, às 11h, será lançado o livro “Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza” (Editora Del Rey), na Academia Mineira de Letras. Posteriormente, o livro também será lançado em Brasília, no Rio de Janeiro e em Lisboa.

O livro foi organizado pelo jornalista Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras, e pelo Embaixador Lauro Moreira, atual presidente do Observatório da Língua Portuguesa e o primeiro diplomata a exercer a função de Embaixador do Brasil junto à CPLP, em Lisboa.

Fundada em 1996, a CPLP é integrada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial. Seus objetivos principais são o fortalecimento dos vínculos entre os países que têm o Português como Língua oficial, seja por meio do incremento de suas relações políticas, seja por meio da ampliação de programas de cooperação nos campos da educação, da cultura, da saúde, da ciência e da tecnologia.

O livro reflete a trajetória da CPLP e as contribuições que foi capaz de dar até aqui. Ele também contém um texto em homenagem a José Aparecido de Oliveira, o grande idealizador da CPLP – escrito pelo acadêmico Angelo Oswaldo de Araújo Santos – e outro em homenagem a Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, antigo assessor judiciário da ONU para o Timor Leste – escrito por José Anchieta da Silva, presidente da Associação Comercial de Minas.

O volume está dividido em duas partes. Na primeira parte estão textos sobre os antecedentes históricos da CPLP (por Caio Boschi), a cooperação no âmbito da CPLP (por Manuel Clarote Lapão), a evolução da CPLP e a posição do Brasil (pelo Embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Melo Mourão), o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (pelo professor Gilvan Muller de Oliveira) e a cooperação no âmbito da Educação e da Cultura (por Mário Máximo).

Já a segunda parte é assinada por autores originários dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Maria Angela Carrascalão, do Timor Leste; Maria do Carmo Trovoada Silveira, de São Tomé e Príncipe; Vera Duarte Pina, de Cabo Verde; e Murade Murargy, de Moçambique. Todos fazem finas reflexões sobre a relação entre os seus países e a CPLP.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro “Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza”

Organizadores: Lauro Moreira e Rogério Faria Tavares

Data: 20 de agosto, às 11h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita


atualizado em 22/08/2022 - 11:17

comentários