Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) o CENSA prorroga a manutenção do Protocolo de Medidas de Contenção ao Coronavírus (COVID-19), no intuito de proteger seus educandos e colaboradores

Percebendo que ainda não é o tempo certo para voltar suas atividades presenciais abertas ao público, o CENSA Betim, instituição referência no atendimento a pessoas com deficiência no Brasil, manterá o seu posicionamento em relação as medidas de contenção do Coronavírus (COVID-19). A prorrogação vai até o dia 19 de maio, quarta-feira, quando haverá outra reavaliação do quadro da pandemia para decidir se haverá uma reabertura gradual ou se manterá o isolamento institucional. Tudo isso para priorizar ainda mais os cuidados e a atenção com os educandos e colaboradores.

Para Natália Costa, mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, existe uma grande preocupação com as pessoas que estão abrigadas no local e nem mesmo ela tem saído da instituição. Por isso, eles preferem seguir com o isolamento, primando pela segurança e tranquilidade de seus educandos. “O nosso grande desafio é evitar a entrada da doença no local. São mais de 100 pessoas abrigadas na instituição e muitos fazem parte do grupo de risco. Por esse motivo, percebemos que ainda não é momento ideal para abrirmos as nossas portas para visitantes. Principalmente diante da reabertura de alguns setores da sociedade, precisamos de saber e avaliar como será a evolução da doença na comunidade diante do novo cenário. No CENSA vamos manter o isolamento social, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como máscaras, touca e luvas. Acreditamos que a data que estipulamos em maio é a mais segura para o bem estar de nossos educandos e colaboradores”, comenta.

Natália Costa assevera que a diretoria do CENSA Betim, em conformidade com as autoridades e órgãos de saúde, bem como o consenso dos especialistas da instituição, vai manter o cronograma já adotado desde o início da pandemia no país. “Saídas para consultas e exames eletivos continuarão cancelados e serão remarcados, exceto urgência e emergência médica. Além disso, atividades terapêuticas em grupo serão reduzidas e, quando houver, acontecerão em ambientes arejados com educandos mais afastados uns dos outros. Educandos com febre serão isolados dos demais e seguirão protocolo específico. Além disso, os educandos com mais de 60 anos continuarão sendo monitorados com atenção sobre o aparecimento de sintomas gripais com avaliações clínicas rotineiras. A aglomeração de pessoas ainda está suspensa e continuaremos com o uso das máscaras, mesmo depois de voltarmos nossas atividades rotineiras no CENSA. Enquanto não houver vacina contra o vírus ou outro método efetivo de imunização, os cuidados serão mantidos. É um novo tempo com grandes desafios”, conclui.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza. Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção – CENSA Betim

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


atualizado em 04/05/2020 - 17:01

comentários