Chegada do verão é o período mais preocupante devido ao aumento da exposição excessiva ao sol

O último mês do ano chegou e com ela a campanha do “Dezembro Laranja”, um movimento nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para chamar atenção sobre os perigos do câncer de pele e os cuidados necessários para prevenir o desenvolvimento da doença.

A médica Lívia Fraga explica que a chegada do verão é o período mais preocupante, pois ocorre o aumento da exposição excessiva ao sol. Além disso, os raios-ultravioletas tendem a ser mais potentes durante esse período. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem as pintas, por meio de avaliações anuais com especialistas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade”.

Por isso, há alguns sinais que precisam de atenção. “Fique atento às lesões na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e pinta preta ou castanha que muda sua cor. Além de mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões, sangramento ou nódulos na pele sem causa aparente”, enumera a médica.

Caso seja identificado qualquer um dos sinais citados, a especialista orienta procurar imediatamente um médico. “O diagnóstico precoce do câncer de pele é fator fundamental para um tratamento eficaz e menos agressivo. Quanto antes for descoberto, maior será a chance de cura”.

Tratamentos e prevenção

O tratamento do câncer de pele depende do tipo, grau de intensidade e estágio da doença. “Ele pode ser feito por meio de uma simples raspagem, cirurgias mais avançadas, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e administração de outros medicamentos. Fique atento aos sintomas e, principalmente, às técnicas de prevenção. O câncer de pele merece atenção e cuidado”, sinaliza Lívia.

Dentre os principais cuidados estão. “Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. Cobrir áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Evitar a exposição solar e permanecer na sombra das 09h às 16h. Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão”, cita Lívia.

A especialista ressalta que é importante conscientizar as pessoas de que os cuidados para evitar o câncer de pele devem permanecer por todos os meses do ano, independente do clima e da temperatura.

Fonte: Lívia Fraga – Médica, especialista em estética (@draliviafraga).


atualizado em 13/12/2021 - 10:45

comentários