Carolina Ramos – Divulgação Unicred. 

Bons hábitos criados desde cedo reduzem os riscos de inadimplência ou descontrole das finanças, diz especialista 

Muito se fala sobre a importância da educação financeira na vida adulta, mas esse planejamento pode começar bem mais cedo. De acordo com a pesquisa Finanças Infantis, realizada pela Serasa, 85% dos pais e mães ensinam os filhos sobre a importância de ter uma vida financeira saudável.

Para a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, é importante estabelecer, desde cedo, uma relação equilibrada com o dinheiro. “Adultos sem uma boa educação financeira têm grandes chances de se endividar de diversas maneiras pois, geralmente, utilizam o cheque especial, o cartão de crédito e fazem o pagamento de boletos bancários com atraso, sem qualquer tipo de controle, por exemplo. Se essa educação iniciar na infância, teremos uma geração com mais consciência financeira”.

Nesse contexto, educadores aconselham os pais a buscarem alternativas didáticas como livros, brincadeiras lúdicas e dar exemplos simples de como não gastar todo o dinheiro da mesada — ou semanada — no mesmo dia em que recebem. Além disso, afirmam que levar todo o conhecimento para a prática é fundamental.

Carolina ainda ressalta que a qualidade das decisões financeiras influencia na prosperidade das famílias e na realização dos sonhos. “Entender quais são os gastos, a capacidade de investimento e contratar os produtos certos para cada finalidade, é essencial para se construir uma boa organização das finanças e atingir os objetivos no futuro”.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 34 Cooperativas, 307 unidades de negócios e mais de 250 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 105 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará, além do Distrito Federal.


comentários