O LAB CIDADE FOI UM DOS DESTAQUES DO PRÊMIO ABRASCE DESTE ANO

Iniciativa garante suporte principalmente aos pequenos negócios do empreendimento, e já ajudou vendas das lojas participantes aumentarem em 25%

Um projeto inovador do Shopping Cidade que trouxe suporte aos lojistas durante a pandemia da Covid-19, um dos períodos mais complicados da história mundial, permanece fazendo a diferença, principalmente, para os pequenos negócios do mall. Trata-se do Lab Cidade, finalista do Prêmio Abrasce – que reconhece os melhores projetos desenvolvidos por filiados da Associação Brasileira de Shopping Centers.

Atualmente, a maior parte dos lojistas que completam as vastas opções dos clientes no varejo são de marcas independentes ou pequenos franqueados, isto é, empreendedores que possuem menos recursos para se adaptar às mudanças impostas pelo mercado. Diante do cenário desafiador deixado pela crise sanitária, surgiu a ideia de acolher esses lojistas com uma infraestrutura completa. Segundo o gerente da Loja do Galo, unidade sediado no mall do Centro de Bêagá, Rafael Almeida, ter acesso a equipamentos de fotografia profissionais para conseguir alavancar as vendas, por exemplo, era um dos maiores desafios. “As redes sociais hoje são nosso cartão de visita. Só que na loja, não temos materiais necessários e a gente acaba fazendo fotos de forma amadora”, afirma.

Assim, em maio de 2021 nasceu o Lab Cidade. O projeto chegou para atender as principais demandas dos lojistas, como espaço para auxiliar no engajamento da equipe, tirar fotos e produzir conteúdo. Foi construído um ambiente físico inspirador de 214m², divido entre o hall, que conta com espaço de convivência, ambiente de descompressão, piscina de bolinhas e cenários instagramáveis; a sala Clicks, onde fica o estúdio fotográfico completo; e a sala Loading, voltada para realização de reuniões, treinamentos, entrevistas e networking.

Enquanto as verbas para programas de apoio aos lojistas não costumam chegar a 1% do orçamento dos Fundos de Promoção e Propaganda (FPP) dos shoppings centers, segundo Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls e consultor especializado em varejo e centros comerciais, o Shopping Cidade destina 20% da verba do fundo para esse fim. Toda a construção do Lab Cidade foi viabilizada por 2% do orçamento do FPP. Além disso, o espaço físico estava desativado e sem uso para o empreendimento, sendo a maior parte da reforma realizada por meio de mão de obra e recursos próprios do Shopping, como os projetos arquitetos e de design, e até alguns equipamentos, mobiliários e objetos de decoração, que foram reaproveitados de ações e eventos anteriores do Shopping Cidade e restaurados. Tudo isso, para otimizar os custos, mas sem perder a qualidade, direcionando os maiores esforços para o que realmente importa: as vendas das lojas.


atualizado em 29/06/2022 - 12:43

comentários