Dia 22 de janeiro e 7 de fevereiro serão as primeiras atividades

 

Recém-lançado e agora também disponível em formato e-book, o romance Pontos Perdidos, da escritora mineira Deborah R. Sousa dá origem a uma série de atividades literárias gratuitas em Belo Horizonte, que incluem rodas de conversa, rodas de leitura e oficinas de escrita criativa. A programação começa ainda em janeiro e fevereiro, com encontros abertos ao público que propõem aproximação direta com a obra e com os processos de criação literária.

A primeira atividade acontece no dia 22 de janeiro, no Auditório do Hospital João XXIII, às 14h, com uma roda de conversa que apresenta o livro, seus temas centrais e o percurso da autora. Em seguida, no dia 7 de fevereiro, no Centro Cultural Urucuia, às 14h30, o público é convidado para uma roda de leitura, em um encontro dedicado à leitura compartilhada de trechos do romance, seguida de conversa sobre memória, escrita e escuta sensível.

Esses dois encontros marcam o início de uma programação mais ampla, que se estende ao longo dos meses seguintes em diferentes centros culturais da cidade, com oficinas de escrita criativa e novas rodas de leitura, aprofundando o diálogo entre literatura contemporânea, memória e experiência coletiva.

As atividades são pensadas para jovens e adultos a partir de 17 anos e buscam criar ambientes acessíveis, acolhedores e livres de hierarquias rígidas. Nas rodas de leitura, a proposta é ler fragmentos do livro em grupo e conversar sobre temas, imagens e sensações despertadas pelo texto. Já as oficinas de escrita criativa combinam reflexão e prática, com exercícios que utilizam a memória, a observação do cotidiano e imagens como disparadores narrativos, estimulando processos autorais e experimentação.

Sobre o livro Pontos Perdidos

Pontos Perdidos é o segundo livro de Deborah R. Sousa e marca sua estreia no romance. A obra se constrói a partir da ausência: a morte da avó da personagem principal, que sofria de demência senil, desencadeia uma investigação íntima sobre memórias familiares, histórias apagadas e silêncios herdados. Em uma narrativa fragmentada, o livro articula corpo, cidade, relações amorosas, ciclos da vida e do feminino, propondo ao leitor uma experiência de leitura que se dá por camadas e associações.

O trabalho manual — especialmente o bordado — aparece como metáfora central da escrita e da memória, em um texto que avança como quem recompõe um fio interrompido. Publicado inicialmente em formato impresso, o romance foi recentemente lançado também em e-book e está disponível no formato de PDF acessível, nesse caso de forma totalmente gratuita e disponível para download no Instagram da autora (@deborahrses), ampliando o acesso à obra e reforçando sua circulação entre novos leitores.

A versão ebook do livro é realizada com recursos da Lei Federal Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), apoio concedido pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Minas Gerais.

Serviço – Atividades literárias Pontos perdidos

Todas as atividades são gratuitas


Roda de conversa sobre o livro

Data: 22 de janeiro (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório do Hospital João XXIII

Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 400 – Centro, Belo Horizonte


Roda de leitura – Livro Pontos perdidos

Data: 7 de fevereiro (sábado)

Horário: 14h30

Local: Centro Cultural Urucuia

Endereço: R. W-3, 500 – Pongelupe, Belo Horizonte


Oficina de escrita criativa e  roda de leitura

Datas: 24 e 31 de março (terças-feiras)

Horário: 19h às 22h

Local: Centro Cultural Usina de Cultura

Endereço: Rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga, Belo Horizonte


Roda de leitura – Semana Literária

Data: 23 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Lindéia Regina

Endereço: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte


Oficina de escrita criativa – Semana Literária

Data: 24 de abril (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Lindéia Regina

Endereço: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte

Sinopse do livro:

Em uma narrativa que parte da ausência para se construir, Maria Helena, a personagem principal, despeja pensamentos e observações sobre as faltas que percebe ao seu redor ao longo do seu cotidiano. Sua avó, que sofria com uma demência senil, acaba de falecer e deixa para trás um emaranhado de histórias familiares e seu trabalho manual que são os gatilhos para a história se desenvolver. A partir disso, se inicia uma busca pelos vãos desconhecidos da história de sua avó e de sua própria trajetória no mundo como mulher. O fim de um relacionamento e corpo feminino em perspectiva com a cidade, com o outro, com as fases da vida e do ciclo hormonal da mulher são o pano de fundo para um romance não linear que se constrói. Uma narrativa escrita em fragmentos em que acontecimentos e memórias são despejadas para que o leitor teça suas identificações e conheça muitas histórias invisíveis.

Sobre a autora

Mineira, Deborah R. Sousa é escritora, psicóloga (UFMG), letróloga com ênfase em estudos literários (UFMG) e pós-graduada em gestão (FDC). Atua há mais de 13 anos na gestão e produção cultural, passando por áreas como a literatura, a música, o patrimônio, o cinema e o teatro. Estuda literatura e escrita criativa desde 2016, entre cursos livres e percursos independentes, e também desenvolve joias autorais em sua marca Joias com Poesia, onde une palavra e criação manual — gesto que ecoa diretamente nos temas de Pontos perdidos. Em 2021, publicou seu primeiro livro, A História de Todas as Famílias (Crivo Editorial). Pontos perdidos é seu segundo livro e seu primeiro romance.

Onde encontrar o livro:

Ebook: https://bwlnk.com/9788563612960

Livro impresso:

No Instagram da autora: @deborahrses

Em livrarias, em especial a Quixote

No site da editora: https://impressoesdeminas.com.br/

Valores:

Ebook – R$ 10,00

Livro impresso – R$ 65,00

Mais informações: @deborahrses


comentários