O último ensaio aberto do bloco será na Praça da Estação – Foto Cadu Passos.

 

Manifestação popular importante para a retomada das ruas no Carnaval de BH, a Praia da Estação
terá ensaio aberto e gratuito da bateria do Bloco Abalô-Caxi,
neste sábado, 15/02, a partir das 10h

A Praia da Estação é uma manifestação popular que inicialmente surgiu da reivindicação do direito à cidade e que, com o tempo, se tornou símbolo da ocupação cultural dos espaços públicos em Belo Horizonte, sendo fundamental para a histórica retomada do Carnaval nas ruas da capital mineira. Neste sábado, dia 15 de fevereiro, às 12h, a Praça da Estação, espaço que sedia esse movimento, será palco para o último ensaio aberto do Bloco Abalô-Caxi. Este será o último encontro preparatório da bateria que desfila tradicionalmente na manhã de domingo (2/3), no carnaval. O ensaio é aberto ao público e gratuito.

O ensaio na Praia da Estação terá a participação do bloco Meninos do Morro Oficial. Fundado em 1998 na comunidade da Pedreira Prado Lopes, o bloco é formado por crianças e adolescentes que aprendem a tocar instrumentos de percussão em um projeto social de mesmo nome. O axé é ritmo predominante no repertório, uma vez que a própria formação do bloco está ligada aos ritmos baianos de raiz africana.

Abalô, meu amor

Uma das novidades do desfile do Bloco Abalô-Caxi deste ano será a ala de dança, comandada pelo bailarino e coreógrafo Lucas Rocha, que pela primeira vez irá abrir o desfile à frente da bateria. Em 2025, o cortejo do Bloco Abalô Caxi traz o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical” propondo um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAPN+. Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco trabalha a ideia de desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.

O Abalô-Caxi, criado em 2017, é conhecido por suas performances vibrantes e engajadas, trazendo a essência da cultura mineira para as ruas, embalados por um repertório recheado de músicas brasileiras. O bloco transforma o Carnaval em um espaço de diálogo, onde a arte se mistura à luta por respeito, igualdade e visibilidade aos grupos minoritários. Seu primeiro desfile aconteceu no Horto, próximo ao antigo bar Zona Last, quando ainda utilizava o nome Alô Abacaxi, e desde então o bloco já desfilou por diferentes pontos da cidade. No último ano, o grupo arrastou 60 mil foliões pelas ruas com o tema “Amor por princípio”, saindo na manhã de domingo na Avenida Amazonas, com uma bateria que contou com 317 participantes.

Desde sua criação, o Abalô-Caxi somando suas vozes e bateria a um Carnaval inclusivo e de luta, característico de Belo Horizonte. Com suas raízes na diversidade mineira, o bloco incorpora elementos das culturas afro-latinas e indígenas, celebrando a pluralidade de vozes e histórias que compõem a identidade brasileira.

Praia da Estação

Em dezembro de 2009, o então Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, assinou o Decreto Nº 13.798, que proibia eventos na Praça da Estação, uma das maiores e mais importantes praças e espaços da capital mineira. Segundo o decreto, a medida foi tomada devido à dificuldade em limitar o número de pessoas e garantir a segurança pública decorrente da concentração e, ainda, a depredação do patrimônio público. Em resposta a medida surgiu, em 2010, a Praia da Estação, movimento popular que levava os moradores com trajes de banho a ocupar a Praça da Estação com cultura, reivindicando o direito à cidade e ao uso dos espaços públicos. A manifestação cultural foi um dos embriões que fortaleceram a retomada das ruas com o Carnaval na cidade e segue até hoje marcando encontros no verão belo-horizontino.

Serviço

Bloco Abalô-Caxi – Último ensaio de pré-carnaval na Praia da Estação

Data: 15/02, Sábado

Horário: a partir das 10h

Local: Praça da Estação

Entrada: Gratuita

Cortejo Abalô-Caxi 2025 – “SULEAR – Arco-íris Tropical”

Data: 02/03

Instagram @abalocaxi


atualizado em 14/02/2025 - 10:35

comentários