Crédito Divulgação – cena de Rasta (2019), de Samir Benchikh (1). 

Programação traz shows, exposição, mostra de cinema e encontros virtuais ao longo do mês de julho

Revolução Francesa foi um marco na história mundial e todos os anos é celebrada no mundo inteiro. Por isso, durante o mês de julho, a Aliança Francesa de Belo Horizonte realiza o Festival Liberté, momento em que a capital mineira entra no clima francês com diversas atrações envolvendo música, exposição, encontros de cinema e de literatura, entre outras atividades culturais. Pelo segundo ano, toda a programação é virtual e 100% gratuita para o público.

festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

edição 2021 tem início com atração que celebra a Festa Nacional Francesa, com o concerto de Valerie Lu – Meu mundo a moi, no dia 14 de julho, às 20h, transmitido pelo YouTube da Aliança Francesa de Belo Horizonte. O show, que conta com a participação especial do artista Paulinho Pedra Azul, será realizado sem a presença de público, com transmissão a partir do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e seguindo todas as recomendações sanitárias. A transmissão também ocorrerá no dia 23 de julho, às 23h30, no programa Zás da TV Assembleia.

Nos dias 15 e 16 de julho, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se une à celebração em dois concertos que fazem uma homenagem aos 100 anos de falecimento de Saint-Saëns. Será apresentada a obra “Concerto para violino nº 3 em si menor, OP. 61”, exemplo claro da vinculação visceral de Saint-Saëns à linguagem romântica. A transmissão acontece ao vivo no YouTube da Filarmônica

A mostra “Curta em Francês” integra o Festival Liberté para trazer uma programação ainda mais rica, em uma parceria da Aliança Francesa e do Sesc. A série “Le temps des cerises” acontece até 16 de julho com filmes gratuitos e online disponíveis na plataforma SESC Digital. Ao todo, são 12 curtas-metragens sobre revoltas e revoluções com diversas abordagens.

Mesmo que o Tribunal revolucionário tenha comentado, ao momento de decretar a morte do famoso químico Lavoisier em 1794 : “A República não precisa de cientistas”, as ciências modernas devem muito à Revolução francesa, começando com a liberação da cosmologia do dogma do Criacionismo. E se hoje fosse possível enxergar a história do universo, seus cosmos e complexidades de uma maneira visualmente bem elaborada? Graças a pesquisas realizadas por centenas de astrofísicos, isso é possível. Esse é o tema da nova exposição da Aliança Francesa de Belo Horizonte, “Universo: um mapa para voltar no tempo” disponível a partir do dia 19 de julho, com acesso gratuito no site da instituição.

Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 22 de julho, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br . As produções selecionadas são ‘’Danton – O Processo da Revolução’’, ‘’Adeus, Minha Rainha’’ e ‘’Os Visitantes – A Revolução’’.

clube do livro “Lire et s’inspirer”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, se une ao Festival Liberté para celebrar a Revolução Francesa. Por isso, a obra escolhida para o mês de julho é um dos clássicos da literatura universal, a cômica peça de teatro “Le mariage de Figaro”, de Beaumarchais, obra anunciadora dos transtornos sociais deste período histórico. Luís XVI qualificou-a de “execrável, que burla tudo o que é respeitável” e da qual “a representação só poderia ser uma deplorável incoerência, exceto se a Bastilha fosse destruída”. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de julho e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Festival Liberté – Ao longo do mês de Julho

Programação gratuita e virtual

Abertura do Festival Liberté

Concerto de Valerie lu – Meu mundo a moi

Dia: 14 de julho, às 20h

Acesso: www.youtube.com/channel/UC_bZKusJpTk6qGzmYSxrlAg

Dia: 23 de julho, às 23h30, no programa Zás da TV Assembleia

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

“Concerto para violino nº 3 em si menor, OP. 61”, de Saint-Saëns

Dias: 15 e 16 de julho, às xx

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UC3L27nOLEOTC7CsNOUr-a9A

 

Curta em Francês – “Le temps des cerises”

De 16 de junho a 16 de julho

 

Filmes disponíveis a plataforma SESC: www.sescsp.org.br/curtaemfrance 

Exposição “Universo: um mapa para voltar no tempo”

Data: a partir de 19 de julho

Acesso: https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/

 

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 22 de julho, às 18h

Inscrições até 22 de julho pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br

 

Clube do livro “Lire et s’inspirer”

Livro “As bodas de fígaro”, de Beaumarchais

(Os inscritos terão acesso ao livro pela plataforma Culturethèque)

 

Dia 26 de julho, das 19h30 às 21h

 

Inscrições pelo email: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

 

Encontro online pela plataforma zoom. O link para participar será enviado a todos os inscritos.

 

 

Mais informações: www./aliancafrancesabh.com.br/


atualizado em 06/07/2021 - 18:11

comentários