Saiba a importância de realizar os procedimentos com profissionais especializados
O mercado estético cresce cada vez mais no Brasil. Porém, com isso, outro número também começa a crescer: o das pessoas insatisfeitas com os resultados dos seus procedimentos muito artificiais. A busca pela naturalidade nos procedimentos estéticos visa entender caso a caso qual o melhor tipo de intervenção necessária. A partir dessa avaliação, os tratamentos mais indicados são debatidos com o paciente, para assim realizar o desejo de uma aparência melhor sem perder a sua essência.
A médica dermatologista Fernanda Bonaparte destaca que a busca pela naturalidade influencia positivamente a autoestima e a auto aceitação das pessoas. “Preservar e valorizar as suas características e traços genuínos, realizar intervenções de forma natural e duradoura que você se reconheça no espelho, que você sinta que está mais bonita e envelhecendo bem com o passar dos anos, é cultivar a autoestima, o que pode fortalecer sua conexão com a sua própria identidade”, ressalta.
Além disso, a naturalidade na estética pode ser uma forma de expressão da identidade pessoal. “Sendo assim, ela permite que uma pessoa mostre sua verdadeira essência, sua individualidade e autenticidade, ao priorizar a naturalidade você demonstra confiança em quem você é”, completa a médica.
Benefícios dos procedimentos estéticos menos invasivos
Para a saúde mental as pessoas tiram aquele peso de que deve seguir um padrão estético imposto pela sociedade e descobre que é possível realçar a sua própria beleza. ”Também menor risco de complicações, menos dor, menos tempo de recuperação, menos estresse e ansiedade relacionados a resultados indesejados, bem como a preocupação com possíveis complicações, preservação da identidade visual, ou seja, você mantém a sua aparência única e autêntica”, afirma Fernanda.
É importante, também, buscar por profissionais qualificados para a realização dos procedimentos. “Pesquise por profissionais qualificados, tenha uma comunicação clara sobre as expectativas, opte por procedimentos minimamente invasivos e com resultados sustentáveis a longo prazo, realce a beleza ao invés de buscar por uma mudança drástica, melhorias sutis não comprometem sua autenticidade. Avalie o produto que irá realizar, certifique-se que sejam seguros, aprovados pelas autoridades da saúde e adequados para o seu tipo de pele”, conclui Bonaparte.
Fonte: Fernanda Santos Bonaparte – Médica especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia – @dra.fernandabonaparte
Foto: Acervo Pessoal | Divulgação
atualizado em 08/08/2023 - 17:03