Cirurgião-dentista dá dicas para reforçar a proteção em casa

Dentro do grupo de pacientes acometidos pelos sintomas mais graves da Covid-19 estão os diabéticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes os sintomas mais graves aparecem naqueles que possuem um longo histórico com a diabetes de qualquer tipo ou em casos que a doença não está controlada.

Desde antes da pandemia, já se relacionava a importância dos cuidados com a saúde bucal para controlar a diabetes. De acordo com o cirurgião-dentista Thiago Penna, essa relação acontece porque a boca está diretamente ligada ao controle da glicemia. “A diabetes em si pode prejudicar os dentes devido a diminuição do fluxo salivar. Isso pode causar diversos problemas como infecções e doenças periodontais, algo que pode atingir o sistema imunológico”, explica.

Outro ponto citado pelo dentista refere-se ao controle da doença. “Estudos mostram que a bactéria causadora da periodontite pode ser um fator que contribui para a resistência à insulina no organismo, algo que prejudica diretamente o tratamento de quem é acometido pela diabetes”.

Cuidados

Exatamente para evitar complicações, Thiago Penna alerta que esse é o momento de redobrar os cuidados. “Não hesite em manter contato com seu dentista, mesmo que seja à distância. Caso perceba algo fora do comum, busque atendimento pelas plataformas disponibilizadas online para saber como proceder de acordo com seu caso. Além disso, mantenha os cuidados regulares intensificados com escovação constante e adequada, uso do fio dental, enxaguante bucal e os procedimentos que já está acostumado. E não se esqueça: evite sair de casa por motivos desnecessários e siga todas as orientações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, enfatiza.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.


comentários